Ator Amaury Lorenzo denuncia suposta abordagem racista em Aeroporto do RJ
No entendimento dele, a desconfiança pode ter sido motivada pelo "cabelo" ou pela cor de sua "pele". O ator interpreta Ramiro, na novela "Terra e Paixão"
10:26 | Jan. 13, 2024
O ator Amaury Lorenzo, conhecido por interpretar Ramiro na novela “Terra e Paixão” da rede Globo, denunciou ter sido vítima de racismo ao ser abordado por agentes do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 12.
Em suas redes sociais, o artista relatou que precisou ficar descalço sob suspeita de transportar algo ilícito. No entendimento dele a desconfiança pode ter sido motivada pelo “cabelo” ou pela cor de sua “pele”.
“No aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, tive que ficar descalço, sem conseguir embarcar. Estou preso aqui, sem conseguir embarcar, com a desconfiança de que estou levando alguma coisa. Triste, né? Pois é. Deve ser o meu cabelo, a minha pele”, relatou Amaury em vídeo publicado nos stories do Instagram.
Em comunicado à imprensa, o aeroporto RIOgaleão afirmou que “repudia qualquer forma de descriminalização e reafirma seu compromisso com a igualdade e a diversidade”. Conforme a concessionária, o artista foi alvo da inspeção aleatória e embarcou sem dificuldades após o procedimento.
“A inspeção aleatória do Aeroporto Internacional Tom Jobim é definida por acionamento automático realizado pelo equipamento de Raio-X, que leva em conta um percentual de passageiros que passam por cada aparelho”, aponta o aeroporto em nota.
Siga o canal de Notícias do O POVO no WhatsApp