Homem com tatuagens nazistas é expulso de estádio por torcedores no RS

Homem foi expulso da arquibancada pela torcida por exibir tatuagens que remetem ao nazismo: uma Cruz de Ferro e a frase Mein Kampf, título de livro de Adolf Hitler

17:42 | Fev. 14, 2022

Cruz de Ferro e Mein Kampf: homem com tatuagens nazistas é expulso de arquibancada por torcedores do Brasil de Pelotas (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um torcedor foi expulso do estádio Bento Freitas, em Pelotas, Rio Grande do Sul (RS), nesse domingo, 13, por exibir tatuagens que remetem ao nazismo: uma Cruz de Ferro, condecoração militar adotada pelo Terceiro Reich durante o regime nazista, e a frase 'Mein Kampf', título em alemão do livro 'Minha Luta', escrito por Adolf Hitler, com ideias antissemitas, anticomunistas, antimarxistas, racialistas e nacionalistas de extrema-direita.  

Imagens do torcedor do Brasil de Pelotas sem camisa e com as tatuagens à mostra, circulam nas redes sociais na tarde de hoje, 14. Segundo a assessoria de imprensa do Brasil de Pelotas, o homem, que ainda não foi identificado, foi expulso da arquibancada por ação dos demais torcedores que assistiam a partida do time da casa contra o Novo Hamburgo. Após o confronto, o homem precisou ser escoltado para fora do local pela segurança do estádio. 

A atitude dos torcedores foi parabenizada por internautas e algumas deputadas do Rio Grande do Sul. A ex-candidata à vice-presidência em 2018 e à prefeitura de Porto Alegre em 2020, Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), publicou o vídeo no Twitter. 

"Parabéns à torcida do Brasil de Pelotas por ter expulsado o homem com tatuagens neonazistas da arquibancada no jogo de ontem. Não podemos tolerar que manifestações como essa sejam toleradas!", escreveu.

Parabéns a torcida do Brasil de Pelotas por ter expulsado o homem com tatuagens neonazistas da arquibancada no jogo de ontem. Não podemos tolerar que manifestações como essa sejam toleradas! pic.twitter.com/itC9D36cCE

— Manuela (@ManuelaDavila) February 14, 2022

As deputadas estaduais Luciana Genro (PSOL-RS) e a Fernanda Melchionna (PSOL-RS) também utilizaram suas redes sociais para elogiar a postura da torcida do Brasil de Pelotas.

Por meio de suas redes sociais, o clube posicionou-se sobre o ocorrido. "Graças a gerações de xavantes que ao longo de 110 anos nos trouxeram até aqui, o Brasil tem na própria história um instrumento contra qualquer discurso ou ato de discriminação. O amor aos muitos que somos é parte da beleza do clube. É por essa consciência histórica que aqueles que se sentem representados pelos discursos de ódio, infelizmente cada vez mais comuns, são e sempre serão repelidos da Baixada. Quem diz isso não é só o clube, como instituição. É a nossa torcida, que sabe reconhecer ao longe quem não tem dignidade para se dizer Xavante", diz a nota oficial