Amazonas não registra mortes por Covid pela 1ª vez desde início da pandemia

Apesar de zerar o número de mortes, o estado do Amazonas registrou 719 casos da doença nas últimas 24 horas, além de 13.349 óbitos acumulados.

09:30 | Jul. 07, 2021

Vacinação na aldeia indígena Umariaçu, próximo a Tabatinga, Amazonas. (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Amazonas não registrou nenhuma morte por Covid-19 pela primeira vez desde 1º de abril de 2020. A informação foi divulgada na última terça-feira, 6, com a confirmação do boletim epidemiológico diário emitido pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Estado.

Apesar de zerar o número de mortes, o Amazonas registrou 719 casos da doença nas últimas 24 horas, além de 13.349 óbitos acumulados. Os dados não representam quando os óbitos e diagnósticos de fato ocorreram, mas quando passaram a constar das bases de dados oficiais dos governos.

LEIA MAIS |

Randolfe Rodrigues diz que responsáveis por falta de oxigênio no Amazonas responderão por mortes

Dinheiro contra a Covid bancou gastos de militares

Por volta do dia 14 janeiro de 2021, o Estado vivenciou colapso no sistema público de saúde com falta de oxigênio nas redes públicas e privadas. O insumo seria usado para tratar os casos graves da doença. O número de internações por Covid disparou em Manaus e as unidades de saúde estavam superlotadas.

A situação do Amazonas movimentou a atenção da opinião pública para a região, que registrou 2.786 mortes em um mês. No dia 30 de janeiro de 2021, o Estado teve a sua pior marca de número de óbitos, registando 225 em um único dia

Apesar da aparente melhora, o número de casos continua alto. O Estado marca média de 500 confirmados diariamente e em média, são 25 hospitalizações por dia. A vacinação segue avançando no Amazonas, que possui 3,8 milhões de habitantes. Mais de 2,1 milhões de doses da vacina já foram aplicadas no estado.