Massa de ar frio intenso: região Sul registra neve e temperaturas abaixo de zero
Fenômeno não afeta o Nordeste brasileiro
10:01 | Ago. 21, 2020
A massa de ar polar anunciada pelo instituto de meteorologia MetSul no início da semana finalmente chegou e trouxe neve para alguns municípios do Sul brasileiro. Com temperaturas abaixo de zero, muitos sulistas vivenciaram neve nessa quinta-feira, 20, e alguns até conseguiram fazer os famosos bonecos de neve.
De acordo com nota do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma forte massa de ar frio de origem polar favorece, desde quarta-feira, 19, o declínio de temperatura em todas as regiões do Brasil, menos no Nordeste. A partir desta sexta-feira, 21, o frio que causou geadas em algumas áreas do Sul, deve passar rapidamente pelo Sudeste, Centro Oeste e parte do Norte.
“No dia 22, as geadas poderão ocorrer de forma mais generalizada no oeste do estados da Região Sul e também no sul do Mato do Grosso do Sul e Sudoeste de São Paulo”, prevê o Inmet.
Nevando em Gramado! @metsul pic.twitter.com/MY4O8gqXJw
— Tiago (@portiagomartins) August 20, 2020
@metsul São Chico, hoje pic.twitter.com/MPK46Ldw0g
— Marcelo Andrade (@M45528107) August 20, 2020
TEMPO | Viatura da @brigadamilitar_ coberta de neve nesta noite na Serra Gaúcha. pic.twitter.com/qcHPFNzcZN
— MetSul.com (@metsul) August 21, 2020
Em Bom Jardim da Serra, município serrano de Santa Catarina, nevou e deve passar a manhã com o céu encoberto e geada, informa o Inmet. Por lá, a mínima é de -4°C e a máxima, 7°C. O mesmo vale para São Joaquim, também na serra de SC: com a neve, mínima de -3°C e máxima de 10°C.
A frente fria chegou até ao sul do Amazonas. No estado nortista, o município de Itamarati registra mínima de 19°C e máxima de 30°C. Para fins comparativos, na capital do Amazonas, Manaus, a temperatura continua a normal para a época, com mínima de 26°C e máxima de 36°C.
Clima no Ceará
Ainda que a massa de ar frio tenha alcançado até o sul do Amazonas, o Nordeste ficou de fora do clima europeu. Mas o fato é que o Ceará não precisou do fenômeno para registrar algumas temperaturas mais baixas.
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Inmet, o mês de agosto registrou as temperaturas mínimas mais expressivas de 2020 até então. Barro (Cariri) e Tianguá (Ibiapaba) apareceram cinco vezes na lista de menores temperaturas do mês - entre 13°C e 14.1°C.
Nesta sexta-feira, 21, os municípios cearenses monitorados pela Funceme e Inmet que registraram as menores temperaturas foram Tianguá (14.4°C), Barro (17.6°C) e Piquet Carneiro (19.6°C).
A previsão do tempo desta sexta-feira, 21, e sábado, 22, é de nebulosidade variável nos litorais do Pecém e de Fortaleza e no Cariri. Nas demais regiões, o predomínio é de céu claro. Já no domingo, 23, todas as regiões devem ter predomínio de céu claro.
Alguém: Está nevando nas serras do sul.
Eu: Bufo, querida. Trava na beleza. pic.twitter.com/VFR4SgMle9
Aqui a gente é quentura! Tem parêa não. https://t.co/BJEHtidbom
— funceme (@funceme) August 18, 2020
Confira as máximas e mínimas nas capitais dos estados afetados pela massa de ar frio, segundo o Inmet:
Porto Alegre - RS
mínima de 2°C
máxima de 13°C
Florianópolis - SC
mínima de 9°C
máxima de 13°C
Curitiba - PR
mínima de 3°C
máxima de 6°C
São Paulo - SP
mínima de 8°C
máxima de 13°C
Rio de Janeiro - RJ
mínima de 13°C
máxima de 21°C
Belo Horizonte - MG
mínima de 18°C
máxima de 25°C
Cuiabá - MT
mínima de 14°C
máxima de 20°C
Goiânia - GO
mínima de 15°C
máxima de 30°C
Porto Velho -RO
mínima de 16°C
máxima de 29°C
Rio Branco - AC
mínima de 15°C
máxima de 25°C