PUBLICIDADE
Notícias
CARNAVAL

Veja a hora e a ordem do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, que começa hoje, domingo, 03 de março (03/03)

Bode Ioiô, Dragão do Mar, índios Cariri, José de Alencar e Rachel de Queiroz serão os homenageados

18:35 | 03/03/2019

Neste domingo e segunda-feira, 3 e 4 de março, ocorrem os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro. Quatorze agremiações vão se apresentar nesses dois dias, sendo que três delas – Estação Primeira de Mangueira, Paraíso do Tuiuti e União da Ilha do Governador – irão homenagear ícones cearenses como o bode Ioiô, Dragão do Mar, índios Cariri, José de Alencar e Rachel de Queiroz. As três saem na segunda-feira.

Os desfiles começam a partir das 21h15min. As apresentações divididas em dois dias, contam com sete agremiações por noite e terão de 65 minutos até 75 minutos para mostrar seus enredos. As duas últimas colocadas saem do Grupo Especial e vão para Série A em 2020.

Confira a seguir as escolas que vão desfilar hoje, 3 e seus respectivos temas:

• 21h15 – Império Serrano

Com o enredo da música de Gonzaguinha, “O que é, o que é?”, a escola enfatiza na busca e questiona o significado da vida.

• 22h20 – Unidos do Viradouro

A escola vai apresentar o livro secreto dos encantos, o “ViraViradouro”. O carnavalesco Paulo Barros vai contar histórias de mistério, magia, bruxaria, princesas, fantasmas, fadas e gnomos.

• 23h25 – Acadêmicos do Grande Rio

Com o tema “Quem nunca...? Que atire a primeira pedra”, o objetivo é falar de educação. Ou até da falta dela e suas consequências para a população.

• 0h30 – Acadêmicos do Salgueiro

A agremiação vai abordar os aspectos religiosos da história do orixá Xangô. Além disso, a escola vai abordar o tema de corrupção que acontece desde o tempo do império.

• 1h35 – Beija-Flor de Nilópolis

Em homenagem aos 70 anos de fundação da escola, o enredo “Quem não viu vai ver- as fábulas do Beija-Flor” propõe, através dos seus antigos desfiles, uma reflexão sobre os ensinamentos, as críticas, as biografias e histórias contadas na Sapucaí.

• 2h40 – Imperatriz Leopoldinense

A escola preparou um desfile bem-humorado para falar do homem com o dinheiro, com o enredo “Me dá um dinheiro aí”. Vão passar pela Sapucaí lendas como Robin Hood e do Rei Midas até as criptomoedas.

• 3h45 – Unidos da Tijuca

A agremiação vai contar a história do pão: o alimento físico e o alimento espiritual. Com o enredo “Cada macaco no seu galho. Ó, meu Pai, me dê o pão que eu não morro de fome”, vai mostrar também como o homem foi se relacionando com a cobiça e o poder. Além de destacar o papel social de quem pratica a caridade.

Desfile de amanhã, 4:

• 21h15 – São Clemente

A escola vai levar para a Sapucaí uma reedição do enredo “E o samba sambou”, de 1990. É uma crítica bem-humorada a mercantilização do samba, além de relembrar, os carnavais de antigamente.

• 22h20 – Unidos de Vila Isabel

Homenageará a cidade serrana de Petrópolis e a princesa Isabel de Bragança – que dá nome ao seu bairro de origem.

• 23h25 – Portela

A agremiação vai abordar a brasilidade de Clara Nunes e sua ligação com Madureira. Aspectos da vida da cantora como religiosidade e sua forma de vestir serão retratadas na avenida.

• 00h30 – União da Ilha do Governador

O enredo deve unir uma proposta lúdica que aproxima a cultura do Ceará com o encontro ficcional de dois ícones da literatura cearense: “A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”. O encontro entre os escritores cearenses Rachel de Queiroz e José de Alencar acontece ao longo da apresentação.

• 01h35 – Paraíso do Tuiuti

Homenageando o bode Ioiô, o enredo da agremiação vai ser “O Salvador da Pátria”. A escola irá comentar sobre a política nacional, com destaque dessa figura cearense que nos anos 1920 chegou a ser eleito vereador em Fortaleza, mas não assumiu.

• 02h40 – Estação Primeira de Mangueira

Com o enredo “História para ninar gente grande”, a escola vai homenagear os verdadeiros heróis populares: negros, índios, mulheres e desvalidos que ajudaram a construir a nação. Figuras históricas ‘tradicionais’ serão retratadas com traços mais jocosos. As figuras cearenses como o abolicionista Dragão do Mar e os índios Cariri ganham destaque na apresentação.

• 03h45 – Mocidade Independente de Padre Miguel

Pela escola vão desfilar todas as maneiras que o homem usa para medir o tempo. Entre os momentos que não voltam e não se repetem, menção a carnavais campeões.

Previsão do tempo no Rio de Janeiro

De acordo com dados divulgados pelo Alerta Rio, durante a apresentação das escolas de samba hoje à noite, teve ter pancadas de chuva. Na madrugada, a precipitação deve diminuir e ser de fraca a moderada isolada.

Já amanhã, o céu deve ficar entre nublado, com a possibilidade de chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento.

DAVID MOURA