PUBLICIDADE
Notícias

Vídeo de delegado agredindo presos com ''palmatória'' está sendo investigado

"Delegado mito" bate nas mãos e pés de presos com um pedaço de pau, utilizado como uma palmatória. A agressão dividiu opiniões nas redes sociais

11:43 | 22/10/2015
NULL
NULL

A Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) abriu Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar um vídeo em que o delegado da Polícia Civil, Daniel Trindade, aparece agredindo detentos com um pedaço de madeira. As imagens da “palmatória” estão circulando nas redes sociais nesta semana, e somente no Facebook, foram compartilhadas mais de 50 mil vezes na página "No Amazonas é assim".

O delegado, que atua em Manaus, já havia sido filmado em outra ocasião mediando uma luta entre os detentos. Por conta dessa filmagem da briga dos presos, ele está afastado das funções de delegado desde junho, conforme a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A luta foi supostamente gravada na 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), em Juruá (AM).

No vídeo desta semana, Trindade bate nas mãos e pés de presos com um pedaço de pau, utilizado como uma palmatória. A agressão é assistida por outros homens, e foi ovacionada nas redes sociais. Ele é apelidado de "delegado mito". "Merce ser condecorado", diz a legenda do vídeo no Facebook. 

''Acho é pouco isso, na hora de roubar não tem pena de ninguém'', disse uma internauta identificada como Gabi Maciel. Outro internauta, comenta que "esse delegado me representa.... Muito mais do que um tal de direitos humanos que só serve pra proteger bandido!". “Não apanhou da mãe agora apanha dos outros, eu acho é pouco porque esses bandidos não têm pena de matar um”, disse Selma Almeida.

Além do apoio, outros comentários criticam a ação do delegado, como o internauta Aracelli Monteiro. “ Tortura é crime, independente de quem seja o torturado!”, disse ele. “Não é questão de pena. É questão de não é assim que se faz lei!’’, diz outra pessoa.


O POVO Online
procurou o delegado, mas ainda não obteve retorno.

[VIDEO1]
Procedimentos
De acordo com a SSP-AM, o delegado dois PADs, o relacionado ao vídeo em que os presos aparecem lutando na delegacia e outro que investiga denúncia de que o mesmo teria contratado pessoas com antecedentes criminais para prestar serviços para a delegacia.

Segundo a pasta, caso a veracidade das denúncias seja comprovada, Trindade poderá ser punido com advertência, suspensão e até demissão do cargo. Além disso, uma Sindicância Administrativa (SAD) apura a suspeita de envolvimento do delegado com menores de idade, ainda conforme a SSP-AM.

[FOTO2] 

Redação O POVO Online
TAGS