PUBLICIDADE
Notícias

Empresa suíça quer cultivar alimentos orgânicos nos telhados dos prédios de SP

A principal vantagem desse tipo de cultivo é a produção de plantas mais resistentes a pragas e alimentos mais saudáveis para o consumo.

12:04 | 13/10/2015
NULL
NULL

Empresa suíça pretende usar melhor os espaços da megalópole de São Paulo e quer aproveitar os telhados de grandes prédios para desenvolver uma agricultura sustentável, sem agrotóxicos e sem a necessidade de terra. A estimativa é que a instalação da primeira fazenda urbana nos telhados seja iniciada em São Paulo em 2016.


A proposta da companhia suíça 'Urban Farmers' é usar terraços de hotéis e centros comerciais da cidade de São Paulo para popularizar a agricultura hidropônica, técnica milenar em que os alimentos são produzidos na água, sem ser necessário nenhum uso de terra e agrotóxicos. A água usada na produção dos alimentos ainda serve para o cultivo de peixes, que ficam dentro de tanques no mesmo espaço da fazenda urbana.

 

A principal vantagem desse tipo de cultivo é a produção de plantas mais resistentes à pragas e alimentos mais saudáveis para o consumo.


A empresa já implantou a técnica em vários países, como a Alemanha, e quer reforçar a agricultura sustentável pelo mundo.  De acordo com a companhia, a agricultura hidropônica é uma solução para aproveitar melhor os espaços urbanos e reforçar a cultura de alimentos cultivados em ambientes livres de agrotóxicos.


A técnica usada pelos suíços já é comum no Japão, onde já existem várias plantações nos telhados das casas e o alimento mais cultivado é o arroz .


A 'Urban Farmers' já está em fase de pesquisa de edifícios em São Paulo para instalar a primeira fazenda urbana e estima que a produção em série seja iniciada em 2017.

 

Redaçaõ O POVO Online

TAGS