PUBLICIDADE
Notícias

Aplicativo aciona sirene em caso de abuso sexual no metrô de São Paulo

O foco são as denúncias de abuso sexual, mas o criador não descarta outras denúncias por meio do app, como vandalismo, roubo, furto e até som alto

08:46 | 06/10/2015
NULL
NULL
O aplicativo "HelpMe" ("me ajude) permite que as mulheres chamem atenção dentro do metrô quando forem vítimas de algum abuso sexual, em São Paulo. Lançado há menos de duas semanas, o app dá às usuárias a possibilidade de acionarem uma sirene e mandarem uma mensagem de texto paras os canais de denúncia do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

"Estou sofrendo abuso!!!", diz a mensagem enviada quando o HelpMe for acionado, além possibilitar à vítima enviar um SMS detalhado com a linha, o sentido do trem, a próxima estação e o número do carro. "Na 'hora H', pode ser difícil lembrar o número de denúncia ou ter que digitar uma mensagem. O app já a deixa pronta" explica o criador do app, o paulistano Renato Sanches, 26 anos.

Segundo Sanches, a ideia surgiu depois de ver várias publicações de mulheres sobre os abusos sofridos em estações. Ele é analista de sistemas e disse à Folha de S. Paulo que começou a desenvolver o app no final de maio, sem vínculo com o metrô ou com a CPTM. "Eu peguei os números de denúncia no site dos serviços",disse.

O foco são as denúncias de abuso sexual, mas o criador não descarta outras denúncias por meio do app, como vandalismo, roubo, furto e até som alto, ar condicionado desligado. O HelpMe está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Redação O POVO Online
TAGS