263 adolescentes são flagrados em trabalho irregular no McDonald's
Muitos jovens foram flagrados operando chapas quentes e fritadeiras e foi notada incidência de queimaduras pelo corpo nos funcionários, explicou o Ministério do Trabalho e Emprego
Uma operação de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) flagrou 263 adolescentes em trabalho irregular em 14 estabelecimentos da rede de fast-food McDonald’s, em Porto Alegre (RS).
A operação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS) faz parte da mobilização nacional de fiscalização desenvolvida este ano pelo MTE, em redes de alimentação rápida, com foco na proteção ao adolescente que está iniciando no mercado de trabalho.
Durante a ação, entre as irregularidades, foi constatado uso inadequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além de desvio de função do aprendiz.
Muitos jovens foram flagrados operando chapas quentes e fritadeiras, contrariando a norma de segurança, explica o MTE. Ainda de acordo com o órgão, foi notada incidência de queimaduras pelo corpo, especialmente nos braços, em alguns funcionários.
Alguns estabelecimentos foram autuados também por uso de mão de obra infantil, em casos envolvendo menores de 16 anos. Conforme o MTE, foram 14 adolescentes flagrados nessa situação.
As fiscalizações foram encerradas em agosto e, no total, 45 autos de infração foram lavrados.
Redação O POVO Online