PUBLICIDADE
Notícias

Ricardo Boechat explica afastamento de programa e relata surto depressivo

''Quem cai num quadro desses perde qualquer condição de continuar ativo, de pensar as coisas mais simples. A pessoa morre ficando viva'', disse

14:20 | 27/08/2015
NULL
NULL

Após passar alguns dias afastado da Rádio Band News FM,  o apresentador Ricardo Boechat voltou às suas tividades nesta quinta-feira, 27, e explicou o motivo de sua ausência.

 

O esclarecimento feito na página do Facebook do apresentador, alerta para depressão, que é uma das doenças que mais cresce no mundo, segundo  que Organização Mundial da Saúde.

 

"Acho que devo uma explicação às centenas de pessoas que me escreveram nos últimos dias perguntando o que eu tinha e desejando minha pronta recuperação. Pois bem, queridos amigos, o que eu tive foi um surto depressivo agudo. Eu simplesmente sofri um colapso, um apagão aqui no estúdio. Nada na minha cabeça fazia sentido. Nenhum texto era compreensível. Os pensamentos não fechavam e uma pressão insuportável dava a nítida sensação de que o peito ia explodir. Fiquei completamente desnorteado e achei melhor me refugiar no meu camarim e esperar socorro médico", disse no texto que publicou.

[SAIBAMAIS1] 

Em sua postagem, Boechat cita o excesso de trabalho como a principal causa apontada pelos médicos para essa pausa repetina e inesperado pelo apresentador.

"Os médicos que estão me tratando disseram que eu estiquei a corda demais, que fiz mais coisas do que deveria fazer e em menos tempo do que seria razoável. Eu fui além dos limites que minha saúde permitia e ignorei todos os sinais físicos e avisos domésticos. Quantas vezes a minha doce Veruska me disse: "Você vai pifar! Você vai pifar!".

Alerta

Alertando para os cuidados com a depressão, ele conta que é preciso reservar um tempo para se sentir bem. Boechat deixa claro o quanto é importante não esconder a doença. Embora, apesar do susto, o apresentador afirma que a cura existe.

"Quando ocorre a 'depressão por exaustão', que foi o meu caso, é preciso fazer os ajustes necessários. A fadiga é o inimigo comum e recuperar forças passa a ser uma questão de sobrevivência.Às vezes requer tratamentos demorados", disse.

No final do texto, Boechat se desculpa por não falar sobre o cenário político e econômico atual que "eu gosto tanto de fazer e que nos ajudam a cumprir a jornada diária sofrendo menos", mas se despede deixando a seguinte mensagem:

"Este papo de hoje é sobre depressão. Um mal que afeta milhões de pessoas, milhares delas no Brasil, um mal sobre o qual é preciso estar informado e não fazer segredo. Como eu agora me descobri fazendo parte dessa população doente, pensei muito nas noites sem dormir dos últimos dias e tomei a decisão de dividir essa experiência com vocês. Se com isso eu conseguir ajudar algum ouvinte a prevenir a depressão ou a curá-la, já me dou por satisfeito".

 

Redação O POVO Online

TAGS