PUBLICIDADE
Notícias

Prazo de inscrição do Fies do segundo semestre termina nesta quinta

Os candidatos que pretendem aderir ao financiamento precisam se inscrever pelo site do Fies. Veja os pré-requisitos de inscrição

09:33 | 06/08/2015

As inscrições para novos contratos para o segundo semestre deste ano do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies terminam às 23h59 desta quinta-feira, 6. De acordo com o Ministério da Educação, 61,5 mil novas vagas foram ofertadas para novos estudantes.

Os candidatos que pretendem aderir ao financiamento precisam se inscrever pelo site do Fies. Além disso, só poderão se inscrever aqueles que não tenham concluído o ensino superior, que tenham média acima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nota superior a zero na redação do exame.

Outro pré-requisito é a renda familiar per capita. Ou seja, o aluno tem que possuir até 2,5 salários mínimos, atribuindo o total mensal de R$ 1.970.

Diferentemente de outros processos seletivos estipulados pelo MEC, como o Sisu, o sistema do Fies permite que o aluno selecione apenas um único curso e turno de graduação. Entretanto, durante o período de inscrição o candidato poderá modificar a opção da vaga.

O novo procedimento do Fies já estabelece a nova medida contratual de juros. Os estudantes que aderirem o financiamento a partir deste semestre serão submetidos a juros de 6,5%. Além disso, terão um prazo de três vezes a duração do curso para amortizar a dívida.

De acordo com o edital do programa estudantil, nesta segunda-feira, 10, o resultado da "pré-seleção" será divulgado. No mesmo dia, a lista de espera para possíveis vagas não preenchidas também será anunciada. Para isso, os candidatos selecionados deverão acessar o site do Fies entre os dias 13 e 22 de agosto para concluir o processo.

Aditamento de contrato

Os estudantes que já aderiram o financiamento poderão iniciar o processo de renovação de contrato a partir desta segunda-feira, 10. O prazo final estabelecido pelo MEC é que até o dia 31 de outubro todos os aditamentos sejam concluídos.

Conforme o edital, o processo de aditamento é válido tanto para contratos antigos quanto para aqueles que aderiram o crédito estudantil no primeiro semestre deste ano.

 

Redação O POVO Online

TAGS