PUBLICIDADE
Notícias

Estudante do Ceará ganha medalha de bronze em competição internacional

Os estudantes Gabriel Voltani Guedes, Letícia Pereira de Souza, ambos com 17 anos, e Matteo Celano Ebram, de 16 anos, foram os medalhistas que representaram o Brasil na competição

09:52 | 20/07/2015
NULL
NULL

O Brasil conquistou três medalhas de bronze neste sábado, 18, na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, sigla em inglês) que aconteceu em Aarhus, na Dinamarca. Os estudantes Gabriel Voltani Guedes, Letícia Pereira de Souza, ambos com 17 anos, e Matteo Celano Ebram, de 16 anos, foram os medalhistas que representaram o Brasil na competição.

Ao todo, os alunos competiram com 250 estudantes de mais de 60 países. Para a jovem Letícia Pereira, que é natural de Pindamonhangaba (SP) e aluna de uma escola particular de Fortaleza, a experiência é incomparável. "Estou muito feliz e com um sorriso que dá para ver de costas", disse.

[SAIBAMAIS 1]

Para conquistar as premiações os jovens tiveram que se esforçar muito. Quatro provas práticas e duas teóricas foram necessárias para classificá-los à final. Além disso, um procedimento prático de biologia molecular foi importante para a conquista dos alunos.

Em seu perfil na rede social Facebook, Letícia não conteve a euforia da premiação. Extremamente contente com a vitória, a jovem publicou uma foto e um comunicado de agradecimento no Facebook.

Veja o texto:

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

"Não tem como descrever esta última semana. Faz quase dois anos que estudo pra olimpíada, e ter sido parte de tudo isso é simplesmente incrível! Acho que só quando você é parte disso que da pra entender como se sente ao tomar café da manha com gnt de Luxemburgo, ou ficar cantando no ônibus com povo da Alemanha e Singapura. É muito doido conversar sobre cada país e ver tanta coisa comum, e ao mesmotempo uma cultura tão diferente! É também tão incrível quando você sai da prova meio abalado (o que normalmente acontece) e vê todo mundo do mesmo jeito, e você simplesmente começa a rir, pois eles te entendem. De verdade. E quando acaba, não importa se você foi ouro ou o último colocado: Você dança. E celebra como se não houvesse amanha, pois naquele momento nada mais importa. E no fim, todos os passeios voltam à sua mente, os dias passados, as risadas e os momentos de nervoso, e não da pra nao sentir vontade de chorar. Acabou. Agora é hora de voltar pra casa. Muito obrigada a todos, mesmo, que passaram essa semana comigo, ou estiveram comigo no caminho ate aqui. Eu volto pra casa com muito mais do que uma medalha de bronze. Eu volto pra casa como parte da IBO 2015, e isso é a maior honra que eu poderia ter."

 

Mais do que competição

Além de competirem e se esforçarem para garantir as medalhas, os alunos também fizeram um turismo pelo país. Durante toda a semana que ficaram na Dinamarca, os alunos frequentaram museus, parques e andaram muito pela cidade.

Apesar do resultado, o coordenador nacional da Olimpíada ressalta a falta de visibilidade e investimento na área. Segundo ele, apesar do bom resultado, os primeiros colocados ainda são asiáticos, europeus e, principalmente, dos Estados Unidos.

Para participar

Os alunos que pretendem participar das próximas edições da olimpíada internacional devem ficar entre um dos quatro primeiros colocados da 2º fase da Olimpiada Brasileira de Biologia (OBB). Após a classificação, o aluno, juntamente com seu professor, deve realizar um cadastro online no site da competição internacional.

Redação O POVO Online

TAGS