Número de candidatos isentos de taxa de inscrição do Enem cai 25%
Edição do Enem deste ano apresentou queda de 10,61% em relação ao ano passado. Inscrições para esta edição se encerram nesta quarta-feira

O Ministério da Educação (MEC) registrou nesta terça-feira, 9, que a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresentou uma queda de inscrições de 10,61%. Entretanto, tal fato se deu destaque devido a redução da quantidade de candidatos carentes.
De acordo com o MEC, entre os anos de 2014 e 2015 foi registrado uma queda de candidatos carentes de 25,3%.Somente no ano passado, 4,9 milhões se inscreverão com isenção da taxa. Na edição de 2015, no entanto, este número reduziu para 3,7 milhões.
Apesar do aumento na taxa de inscrição do exame de R$ 35 para R$ 65, o Enem apresentou aumento de inscrições de candidatos que pagaram a taxa. Segundo o ministério, este fato foi devido a algumas restrições de isenção. Antes, bastava-se estudar em escola pública para estar livre da taxa. Neste ano, todavia, somente os alunos que concluírem o ensino médio em escolas públicas e aqueles que apresentam renda familiar de até 1,5 salário mínimo estão isentos.
Prazo acaba nesta quarta
Os candidatos que almejam ingressar em uma universidade pública no próximo ano terão até hoje para garantir a inscrição no Enem. Esta quarta-feira, 10, é o prazo final estipulado pelo MEC para que os candidatos paguem e confirmem as inscrições no exame. O pagamento da taxa de inscrição do Enem pode ser paga até às 21h59.
Aqueles que estejam em carência de taxa, mas não conseguiram a confirmação do pedido, também terão que pedir isenção até esta quarta.
Segundo o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, os candidatos que não conseguiram confirmar a isenção da taxa até o último dia 5 de junho - prazo que final das inscrições - terão que ligar para o número 0800-616161 e apresentar os documentos solicitados aos atendentes até as 20h.
Ausência gera punição
A partir da edição deste ano, os candidatos que são carentes de taxa de inscrição que não comparecem ao local de prova no dia do exame, sem justificativas, perderam o direito de isenção de taxa para futuras edições da prova.
Segundo o MEC, 30% dos candidatos que não compareceram ao local de prova na edição de 2014 apresentavam carência de taxa de inscrição.
Redação O POVO Online