Coleção de fósseis de peixes brasileiros roubada é recuperada pelo FBI
Para a Polícia Federal brasileira, que ainda investiga o caso, os suspeitos do roubo são geólogos e até arqueólogos
Uma coleção de fósseis de peixes pré-históricos com milhões de anos foi roubada do Nordeste, segundo a polícia dos EUA, FBI.
Os três fósseis foram levados da chapada do Araripe, que fica entre os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco.
Para a Polícia Federal, que ainda investiga o caso, os suspeitos do roubo são geólogos e até arqueólogos.A PF não repassou mais informações, visando mater sigilo do inquérito que ainda transcorre.
[SAIBAMAIS2]
Depois de levados aos EUA, os fósseis foram apreendidos pelo FBI, que fez exames de laboratórios e comprovou que a coleção de peixes pertencia ao Brasil.
Quanto ao prazo de entrega dos fósseis, a PF esclarece que a remessa ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) deverá ocorrer até o fim deste mês de maio. Após a finalização do processo judicial, eles deverão ser destinados a uma instituição de ensino ou a museu em território nacional
A exploração e venda de fósseis no Brasil é crime com pena de até 5 anos, além de multa. O material não pode ser comercializado por ser considerado patrimônio da união.
Redação O POVO Online