PUBLICIDADE
Notícias

Estudantes cearenses representam o estado na maior feira de ciências do mundo

Os três jovens cearenses se juntam a uma comitiva de 30 estudantes, representando 10 estados brasileiros

15:03 | 27/04/2015

Três estudantes de ensino médio do estado do Ceará conquistaram vaga entre os finalistas que irão representar o Brasil na maior feira de ciências do mundo, a Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair).

Os três jovens cearenses se juntam a uma comitiva de 30 estudantes, representando 10 estados brasileiros. O grupo é patrocinado pela Intel e expõe seus projetos no evento, que acontece nos Estados Unidos.

Da Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França, foi selecionado o projeto “SOS seca: semeando vida no semiárido cearense através de sistemas de captação e dessalinização de água de baixo custo”, produzido por Maria Vanessa Oliveira Teodósio e Fátima Natanna de Miranda.

[SAIBAMAIS3] 

Já o estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Limoeiro do Norte, Helyson Lucas Bezerra Braz, concorre com o projeto “Ação sinergética de antiviral natural”. Todos os projetos foram selecionados pela MOSTRATEC, feira associada à Intel ISEF no Brasil.

Edição 2015

A edição 2015 da Intel ISEF acontece de 10 a 15 de maio, no David L. Lawrence Convention Center, em Pittsburg, estado da Pensilvânia. A feira reúne mais de 1.600 jovens cientistas do mundo, que apresentam seus projetos independentes de ciências e concorrem a US$ 4 milhões em bolsas de estudos e prêmios. Os vencedores serão anunciados no dia 15 de maio.

SOS Seca

O projeto tem como objetivo apresentar um plano efetivo de combate a seca, o SOS Seca, que visa construir de forma cooperativa sistemas de captação e dessalinização de água de baixo custo com foco em aspectos ambientais, sociais e econômicos. Os resultados da pesquisa comprovam que os sistemas de captação e de dessalinização de água são alternativas eficientes no combate a seca e configuram-se como uma verdadeira medida proativa com efeitos imediatos sobre o sofrimento de 95% da população cearense.

Ação sinergética de antiviral natural

O projeto desenvolveu uma polpa constituída da acerola, caju e goiaba adicionada de óleo extraído da semente da romã como antigripal, resultando no aumento da defesa imunológica e eficácia contra tipos de vírus, em específico o influenza.

Na fase inicial do trabalho foi avaliada a eficiência do antiviral (polpa) na remoção de sintomas da gripe com testes em humanos. Através de testes de leucograma, foi confirmada a resposta imunológica induzida pela polpa enriquecida em comparação ao remédio comprado.

A perda de atividade do vírus, visualizada através de teste microscópico indicou a rápida ação da polpa combinada nas superfícies do vírus influenza. Portanto, neste trabalho foi comprovada a ação da polpa mista de frutos enriquecida para diminuição dos efeitos da gripe, melhoria do sistema imunológico e inibição da atividade do vírus Influenza.

 

Redação O POVO Online

 

 

TAGS