Jovem judoca da Rede Cuca é medalha de ouro no Sul-Americano Estudantil
Ana Mikaele superou três adversárias no e conquistou o primeiro lugar na categoria 12 a 14 anos do judô, em torneio disputado no Paraguai
18:45 | Dez. 19, 2025
A jovem judoca Ana Mikaele, de 14 anos, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-americano Estudantil, realizado no Paraguai. Na categoria de 12 a 14 anos, até 36 quilos, a única representante do Ceará superou três adversárias — do Peru, Equador e Chile — e garantiu a primeira posição.
Na primeira experiência internacional, a adolescente afirma que não se intimidou com a força das oponentes. “Todos os dias que vou competir, eu oro e converso com Deus. As meninas eram muito fortes, mas consegui conquistar o primeiro lugar da minha categoria”, comenta.
Leia mais
Por já ter sido campeã cearense e brasileira, Ana Mikaele chegou mais confiante para conquistar também o torneio sul-americano. No entanto, carreira no judô é novidade, tendo começado com treinos na Rede Cuca.
Aos 10 anos, a atleta tinha na natação o maior interesse, situação que mudou após acompanhar um treinamento no equipamento público municipal. “Eu vi o meu treinador fazendo judô e tive vontade. Desde o primeiro dia, eu me apaixonei. Ele disse que eu tinha um futuro enorme pela frente”, detalhou.
O técnico de Ana Mikaele, Francisco Choles, reforçou as qualidades que podem ter contribuído para garantir a medalha de ouro para a jovem judoca. “A Ana Mikaele é diferenciada: tem talento, foco e persistência. Sempre busca melhorar. No Cuca (José Walter), trabalhamos preparo físico, técnica e prática, e ela abraça tudo com muita dedicação”, declarou.
Atualmente, a atleta pratica jiu-jitsu, crossfit e natação, além do judô. Porém, já visa seguir carreira como judoca em nova categoria, a de 15 a 17 anos, que reserva etapas ainda mais desafiadoras. No início de 2026, encara o Troféu Brasil, em Brasília.