Saiba quais são os jogos da Liga dos Campeões nesta semana

Com Messi e Cristiano Ronaldo em ação, quatro jogos encerram os duelos de ida das oitavas de final do principal torneio de clubes europeus

16:33 | Fev. 24, 2020

Por: Victor Hugo Pinheiro
Taça da Liga dos Campeões da Europa (foto: AFP)

Os jogos de ida das oitavas de final continuam nesta semana pela Liga dos Campeões 2019/2020. Nesta terça-feira, 25, Chelsea-ING e Bayern de Munique-ALE se enfrentam no Stamford Bridge, em Londres. No mesmo dia, Napoli-ITA e Barcelona-ESP jogam no Estádio San Paolo, em Nápoles. Já na quarta-feira, 26, Lyon-FRA e Juventus-ITA se encontram no Stade de Gerland, em Lyon, enquanto Real Madrid e Manchester City jogam no Santiago Bernabéu, em Madri.

Chelsea x Bayern de Munique

O Bayern de Munique está voando neste momento da temporada europeia. O bom futebol dos bávaros reapareceu entre o fim do ano passado e o início deste ano, tanto que a equipe conseguiu assumir a liderança da Bundesliga, superando o RB Leipzig. Para ir adiante na Liga dos Campeões, o clube da Baviera tem o artilheiro Robert Lewandowski, que já marcou 10 gols em cinco jogos na competição. Por sinal, a força ofensiva do ataque alvirrubro é ponto alto do time treinado por Hans-Dieter Flick.

Do outro lado está o Chelsea de Frank Lampard, que iniciou a temporada desacreditado tanto pela inexperiência do ex-meio-campista como técnico, quanto por ter à disposição um elenco recheado de garotos. No teste inicial, o jovem elenco dos blues conseguiu a aprovação, ao avançar em segundo no equilibrado Grupo H — eliminando o Ajax-HOL, semifinalista na temporada passada. Neste momento, o clube londrino tem tido dificuldades para engrenar sequência de resultados positivos, o que prejudica o time na Premier League, onde é apenas o quarto colocado.

Em 2012, as duas equipes fizeram a final da Liga dos Campeões, que acabou com vitória do Chelsea nos pênaltis — time este que viria a perder a final do Mundial de Clubes para o Corinthians-SP. Desta vez, o Bayern carrega o favoritismo para avançar na principal competição europeia.

Napoli x Barcelona

Em meio a período pra lá de turbulento, o Barcelona precisou trocar de técnico no decorrer da temporada — algo raro no histórico to time catalão. Ernesto Valverde foi demitido, Quique Setién assumiu e a sonhada evolução não veio. Assim, o Barcelona segue dependendo do talento do argentino Lionel Messi para vencer as partidas. Com o desfalque do uruguaio Luis Suárez, é o momento do francês Antoine Griezmann fazer jus aos milhões pagos para tirá-lo do Atlético de Madrid e tirar um pouco do peso dos ombros do craque seis vezes melhor do mundo. No Campeonato Espanhol, os culés estão na liderança e têm dois pontos de vantagem para o vice-líder Real Madrid.

Quando se fala em Liga dos Campeões, o Napoli foi capaz de parar o Liverpool na fase de grupos, impondo uma derrota e um empate. Já quando se trata de Campeonato Italiano, os azzuris estão na modesta sexta colocação — nove pontos atrás do G4 do Calcio. Assim como o rival das oitavas, a equipe italiana recorreu a mudanças no comando técnico. Carlo Ancelotti foi mandado embora e veio Gennaro Gattuso.

O Barcelona não está nos seus melhores dias, mas a classificação diante do Napoli é o cenário mais provável. O fator Messi tem tudo para ser preponderante à favor da equipe blaugrana. Enquanto o Napoli tentará repetir a receita que fez contra o Liverpool e atrapalhar os planos da equipe espanhola.

Lyon x Juventus

Com oito títulos consecutivos do Campeonato Italiano, a Juventus vai (finalmente) encontrando dificuldades para manter a liderança nesta temporada. A Velha Senhora tem 60 pontos, um à frente da Lazio e seis acima da Inter de Milão (que tem um jogo a menos, adiado por conta do surto de coronavírus na Itália). Na Liga dos Campeões, a equipe ficou em primeiro no Grupo D. Além da vantagem de decidir o duelo em casa, o fator Cristiano Ronaldo é o principal motivo que faz o torcedor bianconero acreditar na conquista da competição continental. Nesta temporada, o craque português acumula 13 gols em 11 jogos.

Já o Lyon é o clube mais "brasileiro" das oitavas de final da Liga dos Campeões. No total, são seis jogadores nascidos em terras tupiniquins (Rafael, Marçal, Thiago Mendes, Marcelo, Bruno Guimarães e Jean Lucas). A equipe francesa, que tem o ex-ídolo Juninho Pernambucano na diretoria, avançou em segundo no Grupo G. A situação no Campeonato Francês não é das melhores. A equipe ocupa apenas a sétima posição, seis pontos distante da zona de classificação da Liga dos Campeões e com 18 pontos a menos que o líder PSG.

A Juventus tem todo o favoritismo do confronto e cabe aos comandados de Maurizio Sarri a missão de confirmar a superioridade. Por conta do momento ruim vivido, uma classificação do Lyon será considerada a "infame" zebra.

Real Madrid x Manchester City

Apesar de ser o segundo colocado, o Manchester City está 19 pontos atrás do Liverpool na Premier League. Reviravolta na liderança parece algo improvável. Com isso, resta aos citizens lutarem pela taça da Liga dos Campeões — até porque, suspensos, eles possivelmente não jogam as próximas duas edições do torneio europeu. Dono de dois títulos da competição, Pep Guardiola tem conhecimento de sobra para conduzir a equipe dele até as fases mais avançadas. O time azul de Manchester certamente irá apostar todas as fichas na competição. Entretanto, enfrentar o maior de "orelhudas" não estava nos planos.

A temporada do Real Madrid começou bem devagar, com vários tropeços nos jogos iniciais da Liga dos Campeões e Campeonato Espanhol. Aos poucos, o time foi encaixando e a equipe atualmente ocupa a segunda posição na competição nacional, somente dois pontos atrás do Barcelona. No comando técnico, Zinedine Zidane sabe conduzir o time às glórias. Afinal, o técnico já foi campeão em três oportunidades pelos Blancos (15/16, 16/17 e 17/18), além de um como jogador (2001/2002). Com retrospecto favorável na competição, a expectativa de Zizou é de levar a equipe até as fases decisivas.

O duelo entre as duas equipes é o mais esperado das oitavas de final. O equilíbrio no confronto deve prevalecer. Em virtude disso, a equipe que conseguir capitalizar os erros do adversário deve avançar às quartas.

Agenda - Liga dos Campeões

Terça, feira, 25/2 (17 horas)

- Chelsea-ING x Bayern de Munique-ALE

- Napoli-ITA x Barcelona-ESP

Quarta-feira, 26/2 (17 horas)

- Lyon-FRA x Juventus-ITA

- Real Madrid-ESP x Manchester City-ING