Novo CEO do Fortaleza mira volta do clube à Série A e pede apoio da torcida

Após a saída de Marcelo Paz, no último sábado, 27, o Fortaleza agiu rápido e fechou com o ex-Athletico-PR e Cruzeiro

09:08 | Dez. 29, 2025

Por: Filipe Vasconcelos
Pedro Martins, ex-Santos e Cruzeiro, é o novo CEO de Futebol do Fortaleza (foto: Reprodução/Instagram )

Em final de semana agitado no Pici, com a saída de Marcelo Paz para o Corinthians, no último sábado, 27, o Fortaleza agiu rápido no mercado e anunciou na noite desse domingo, 28, a chegada de seu novo CEO de futebol, Pedro Martins, ex-Santos e Cruzeiro.

Em vídeo publicado nas redes sociais do clube, Martins afirmou estar motivado para o desafio e convocou a torcida para ajudar nesse processo.

“Eu estou muito feliz, estou muito motivado em fazer parte desse projeto. Não só pela grandeza e pela representatividade histórica do Fortaleza, mas também pelos desafios que a gente tem pela frente. Nós vamos trabalhar muito para já colocar o clube de volta à Série A. Mas esse é um desafio que a gente vai conseguir através da união de todos. E o suporte e o apoio da torcida vão ser fundamentais. Esperamos todos no Castelão para fazer com que esse objetivo seja atingido o mais rápido possível. Até lá!”

O Tricolor anunciou o nome pouco mais de 24 horas depois do desligamento do ex-CEO, Paz, que também já foi presidente, vice-presidente e diretor de futebol do escrete alencarino. No clube paulista, ele exercerá a função de Executivo de Futebol após a saída de Fabinho Soldado.

Carreira de Pedro Martins

Formado em Administração de Empresas e pós-graduando em Indústria de Futebol pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra, Martins traz no currículo certificação em Estratégia Disruptiva pela Harvard Business School Online e em Elite Scouting (prospecção de talentos) pela Uefa Academy.

Ao longo de sua carreira como profissional, o dirigente acumula passagens por Athletico-PR, Cruzeiro, Santos, Botafogo e Queens Park Rangers-ING. Dentre esses clubes, os trabalhos que mais chamam atenção e mais bem se encaixam com o panorama atual do Fortaleza são os desenvolvidos no Athletico-PR e Cruzeiro.

No clube paranaense, o gestor esteve em dois momentos distintos, sendo o período entre 2013 e 2017 o de maior destaque. No recorte, atuou no departamento de Performance e Scouting, setor estratégico responsável por identificar, analisar e desenvolver talentos e avaliar o desempenho técnico, tático, físico e mental de jogadores e equipes da agremiação do CT do Caju. Dentre os atletas estão Bruno Guimarães e Renan Lodi, duas das quatro maiores vendas da história do clube paranaense.

Ainda na função, ajudou a mapear atletas e formar elencos que consolidaram o Furacão como uma força emergente do futebol nacional, saindo de uma rápida passagem na Série B em 2012 para os títulos da Copa Sul-Americana (2018) e Copa do Brasil (2019).

No Cruzeiro, Martins atuou como diretor de futebol entre janeiro de 2022 e março de 2024, tendo como maior êxito formar uma equipe competitiva em seu primeiro ano, coroado com título da segunda divisão e o acesso do Cabuloso, que voltava à elite nacional após três temporadas na Série B.