Sistema defensivo do Fortaleza ganha cara nova com Enderson no início da temporada

Enderson tem feito vários testes no time titular, mas a defesa já parece ganhar forma definitiva. Preferências do treinador são notáveis

20:23 | Mar. 21, 2021

Felipe Alves defendeu pênalti na partida entre Grêmio x Fortaleza, pela Série A (foto: FABIO LIMA)

Invicto há seis jogos. Quatro vitórias e dois empates. Os números representam o início da temporada 2021 do Fortaleza. Em meio às críticas, o técnico Enderson Moreira tem entregado resultados satisfatórios até agora, apesar de o desempenho não saltar os olhos do torcedor. O sistema defensivo é destaque.

+ Apesar da rotatividade, defesa do Fortaleza tomou apenas um gol em seis jogos

Em seis apresentações, o Tricolor balançou as redes sete vezes e só sofreu um gol. Dos clubes da Série A, o Fortaleza é a equipe menos vazada até o momento ao lado do Athletico-PR, porém o Furacão possui apenas uma partida. Com a reformulação do elenco, Enderson tem feito vários testes no time titular, mas a defesa já parece ganhar forma definitiva. Nos encontros iniciais do calendário, as preferências do treinador são notáveis.

Na zaga, Felipe Alves segue absoluto. A dupla de zagueiros é formada por Wanderson e Quintero. A titularidade na lateral-direita deve continuar com Tinga, que não jogou o Clássico-Rei devido à lesão. Do lado esquerdo, a disputa entre Bruno Melo e Carlinhos está mais aberta.

Na volância, setor recheado de opções, Enderson tem optado por atletas com maior poder de marcação. As escolhas do professor tricolor dão indícios de que peças mais criativas como Juninho, Felipe e Ronald podem perder espaço no time principal.

No maior compromisso da temporada até então, Enderson utilizou no clássico Matheus Jussa e Éderson, reforços para 2021. Os dois tiveram atuações positivas diante do Ceará com forte marcação em cima do principal jogador do rival, o meia-atacante Vina.

Jussa é quem guarda mais a posição. Éderson tem liberdade para encostar no setor ofensivo e aparece como elemento surpresa. Foi desta forma que aconteceu a melhor jogada do Fortaleza no clássico, quando o ex-Corinthians quase marca depois de driblar Klaus e invadir a área.

A dupla Quintero e Wanderson tem passado segurança. O segundo tem surgido com boa opção no jogo aéreo ofensivo e já marcou um gol.

Embora o Leão tenha sido bastante pressionado pelo Ceará no segundo tempo do embate, a defesa conseguiu passar em branco por atuação de gala de Felipe Alves. O goleiro segue como o pilar do setor.

Diante do Caxias, na Copa do Brasil, os gaúchos dominaram as investidas ao ataque durante os 90 minutos. Mas o bloco de marcação tricolor funcionou, impedindo lances de maior perigo.

Adversários como CRB, Sampaio Corrêa, Treze e Atlético-CE também tiveram dificuldades para encontrar espaço no sistema defensivo do Pici.