Com histórico equilibrado na década, Fortaleza e Sport se enfrentam na Série A
O Tricolor ganhou os últimos três confrontos, nos últimos 10 anos são três vitórias para ambos
13:30 | Jan. 05, 2021
Fortaleza e Sport passaram alguns anos sem se enfrentar. As equipes não figuravam na mesma divisão do Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil o último confronto foi em 1992, e na Copa do Nordeste, competição que tem mais chances de encontro entre os clubes, até 2020, a última partida tinha sido em 2016. Somando os confrontos da década, são três vitórias para cada e dois empates.
O duelo entre as equipes na década tem o fator “casa” como decisivo, todas as vitórias foram como mandante. O primeiro reencontro dos clubes foi na Copa do Nordeste 2013. Na fase de grupos, se enfrentaram duas vezes com um empate e uma vitória do Sport. A equipe pernambucana passou em primeiro e o Tricolor em segundo para a próxima fase.
Enquanto os clubes não conseguiam se encontrar nas divisões nacionais ou na Copa do Brasil, a Copa do Nordeste era o palco das equipes. Nas quartas de final de 2015 se encontraram em dois jogos. O clube cearense venceu a primeira por 1 a 0, placar que se repetiu na segunda partida, só que a favor dos pernambucanos. Na decisão por pênaltis, Sport passou para a semifinal, sendo eliminado pelo Bahia.
Em 2016, em mais um confronto na Copa do Nordeste, as equipes se encontraram e venceram os confrontos em casa. O Fortaleza por 2 a 1, o Sport por 2 a 0. O encontro foi pela fase de grupos, passando o time pernambucano em primeiro e o tricolor cearense em segundo.
Até então, os confrontos somavam três vitórias para o Sport e duas para o Fortaleza. Foi em 2020 que o Tricolor igualou os números. No primeiro jogo entre as equipes na Série A, nos pontos corridos, a vitória foi do time cearense, por 1 a 0. Como de costume, também se encontraram na Copa do Nordeste. A partida pelas quartas de final foi decidida nos pênaltis, após o empate sem gols.
Fortaleza e Sport se encontram pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, 6, na Ilha do Retiro. O Tricolor tem a chance de aumentar para quatro jogos sem perder para o time pernambucano, além de se afastar da briga pelo rebaixamento.
Por Horácio Neto