Juan Alano destaca peso do Ceará, elogia torcida e mira retorno à Série A

Alano acertou contrato com o Vovô até o fim da temporada 2026, após seis anos atuando no futebol japonês

13:32 | Dez. 29, 2025

Por: Lucas Mota
Juan Alano defendeu o Gamba Osaka, do Japão, nas últimas quatro temporadas (foto: Divulgação/Gamba Osaka)

Novo reforço para o setor ofensivo, o meia-atacante Juan Alano falou pela primeira vez como jogador do Ceará. Nesta segunda-feira, 29, o clube de Porangabuçu divulgou, em seu portal oficial, uma entrevista com o atleta.

Alano acertou contrato com o Vovô até o fim da temporada 2026, após seis anos atuando no futebol japonês.

“Estou muito feliz com essa volta para o Brasil, após seis temporadas em que eu fiquei fora e você ter a honra de voltar em um clube grande, melhora tudo. A gente sabe que o Ceará é um clube que tem uma torcida muito apaixonada, muito grande, o clube é grande, então poder voltar assim é muito importante”, comentou o jogador de 29 anos.

No Japão, Alano defendeu Kashima Antlers e Gamba Osaka. Ao todo, disputou 188 partidas, marcou 20 gols e distribuiu 25 assistências.

Antes de se transferir para o futebol japonês, o meia-atacante foi destaque do Coritiba em 2019, quando ajudou o clube a conquistar o acesso à Série A. Foram 44 jogos disputados na temporada, 33 deles pela Série B, com cinco gols marcados e quatro assistências, todos na Segundona.

O bom desempenho no Coxa despertou o interesse do Kashima Antlers, que pagou 1,5 milhão de euros para comprá-lo junto ao Internacional, clube que detinha os direitos econômicos do atleta.

“Na minha cabeça, está muito claro porque que eu estou aqui, porque eu vim. Eu sei muito bem o objetivo do clube, então eu espero ajudar nesse ano o clube com a volta à Série A. Espero ter essa responsabilidade, esse desafio. Que possa ser um grande ano e a gente possa conquistar o nosso objetivo”, afirmou o atleta.

Além de Alano, o Ceará conta atualmente com as seguintes opções para o setor ofensivo: Pedro Henrique, Fernandinho, Lucca e Guilherme.

Mercado da bola do Ceará

O Alvinegro cearense já anunciou dois jogadores até agora. Ademais de Alano, o clube contratou o lateral-direito Alex Silva, que foi campeão pela Série B com o Coritiba sob o comando de Mozart, atual técnico do Ceará. O lateral-esquerdo Fernando, ex-Athletico-PR, embora não tenha sido anunciado, tem acerto encaminhado com o clube do Porangabuçu.

Perfil – Juan Alano

Posição: meia-atacante

Idade: 29 anos

Clubes: Internacional-RS, Coritiba-PR, Kashima Antlers-JAP e Gamba Osaka-JAP

Jogos: 264

Gols: 25

Competições disputadas: Série A, Série B, Copa do Brasil, Primeira Liga, Campeonatos Estaduais (Paranaense e Gaúcho), Liga Japonesa, Emperor’s Cup, J.League Cup, AFC Champions League Elite e AFC Champions League Two