PUBLICIDADE
Ceará Sporting Club
Noticia

Copa do Nordeste: Ceará quebra tabu e é o primeiro time a repetir título desde 2013

Desde a volta da competição ao calendário de competições da CBF, nenhum time havia cravado um bi campeonato

Samuel Pimentel
23:31 | 04/08/2020
Cléber Bomfim de Jesus aponta aos céus para agradecer pela graça alcançada
 (Foto: Pedro Chaves/FCF)
Cléber Bomfim de Jesus aponta aos céus para agradecer pela graça alcançada (Foto: Pedro Chaves/FCF)

No dia 29 de abril de 2015, com direito a recorde de público em uma Arena Castelão lotada, o Alvinegro de Porangabuçu batia o Bahia, por 2 a 1, e conquistava pela primeira vez a Copa do Nordeste e de forma invicta. Nesta terça-feira, 4, sem público devido a pandemia de Covid-19, o Ceará fez história mais uma vez e superou o mesmo adversário para se sagrar mais uma vez o melhor time do Nordeste. O bi do Nordestão significa ainda a queda de um tabu: o Alvinegro se torna o primeiro a vencer duas vezes a competição desde 2013, quando a competição retornou ao calendário do futebol brasileiro.

LEIA MAIS | Ceará vence Bahia e é bicampeão invicto da Copa do Nordeste

Nesta final de Copa do Nordeste, os dois times poderiam conquistar esse feito, já que o Bahia conquistou a competição em 2017. Na ocasião, o Tricolor Baiano era comandado por Guto Ferreira, o atual técnico do Ceará. Com o título, Guto iguala a marca de Arturzinho, que venceu a competição duas vezes e ainda foi finalista na edição 2002.

Na história da competição outros bicampeões foram coroados, inclusive o Bahia. O time foi vencedor da competição em 2001 e 2002, vencendo nas finais Sport-PE e Vitória-BA, respectivamente.

Por falar em Sport-PE, o Leão da Ilha do Retiro foi também bicampeão. Venceu o Nordestão em 1994 e 2000. A diferença, porém é que os pernambucanos venceram a competição em dois períodos diferentes, já que a competição foi paralisada em 1995 e 1996.

No período em que o Regional foi realizado entre 1997 e 2003, o Vitória foi tricampeão - e até hoje é o maior campeão da competição com quatro títulos.

Aproveitamento

Desde que a maior competição da Região voltou ao calendário, oito edições foram realizadas. O Bahia é o time que mais chegou à final, por quatro vezes. No entanto, o Ceará é quem tem o melhor aproveitamento em finais, das três que participou venceu duas.