Renato Paiva é demitido do Botafogo após eliminação no Mundial de Clubes
Em seus quatro meses à frente do escrete carioca, Renato conquistou 12 vitórias, três empates e oito derrotas, em 23 jogos sob o comando do Alvinegro
07:36 | Jun. 30, 2025
O português Renato Paiva não é mais técnico do Botafogo. O Alvinegro anunciou a demissão do treinados na madrugada desta segunda-feira, por meio de uma nota oficial divulgada nas redes sociais do clube.
A saída do comandante do escrete carioca se dá um dia após a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, no confronto que eliminou os cariocas do Super Mundial de Clubes da Fifa.
“O Clube agradece Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses — com destaque para a vitória histórica contra o Paris Saint-Germain, na Copa do Mundo de Clubes, e a classificação para as oitavas de final da Libertadores e Copa do Brasil”, escreveu o clube na nota.
Além dele, os auxiliares técnicos Ricardo Dionísio e Miguel dos Santos; e os preparadores físicos e de goleiros Daniel Castro e Rui Tavares, respectivamente, também deixaram o Botafogo.
Rápida passagem
Renato Paiva chegou ao Botafogo em fevereiro deste ano, após uma indefinição de quem comandaria os cariocas após a saída de Artur Jorge para o Al-Rayyan, do Catar, no fim da temporada passada.
Em seus quatro meses à frente do escrete carioca, Renato Paiva conquistou 12 vitórias, três empates e oito derrotas, em 23 jogos, lhe propiciando um aproveitamento de 56.5%.
Dentre essas vitórias, a maior delas foi, justamente, a última do Botafogo, quando o Alvinegro derrotou o PSG por 1 a 0, na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes.
Já nas demais competições, o Botafogo segue com uma campanha mediana no Campeonato Brasileiro, ocupando o 8º lugar, com 18 pontos em 11 jogos.
Enquanto nas demais competições, a equipe está classificada para as oitavas de final da Copa Libertadores (rival será a LDU) e da Copa do Brasil (enfrentará o Bragantino).
Leia a nota do clube na íntegra
“O Botafogo informa que Renato Paiva não é mais o técnico da equipe principal. A decisão foi comunicada ao profissional na noite deste domingo (29). O Clube agradece Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses — com destaque para a vitória histórica contra o Paris Saint-Germain, na Copa do Mundo de Clubes, e a classificação para as oitavas de final da Libertadores e Copa do Brasil.”
“John Textor e a diretoria do Departamento de Futebol estão no mercado em busca de um novo técnico para o desafio de continuar no caminho dos títulos, lutando pelos bicampeonatos da Libertadores e do Brasileiro e pelo inédito título da Copa do Brasil.”