O que vem por aí, 2021: futebol cearense protagonista em muitas competições

O ano terá diversos torneios e nenhuma folga no calendário, incluindo as pendentes de 2020, com poucos descansos para as equipes do Estado

18:14 | Jan. 01, 2021

Ceará e Fortaleza disputarão muitas competições na temporada 2021 (foto: Aurelio Alves)

A pandemia causada pelo “novo coronavírus” colocou algumas dificuldades para a formulação do calendário do futebol 2021. O pouco espaçamento entre jogos e encaixe dos torneios, estão entre os principais. Algumas competições terão que ser abdicadas pelas equipes cearenses ou não contarão com a total força do elenco. O calendário “2020-2021” começa agora, 6 de janeiro, pela 28ª rodada do Brasileirão e se encerra 5 de dezembro, na última rodada da Série A 2021.

CAMPEONATO BRASILEIRO 2020

A principal competição nacional volta a ser disputada no dia 6 de janeiro, na quarta-feira, tendo perspectiva de encerramento no dia 24 de fevereiro. Ceará e Fortaleza enfrentam os cariocas na última rodada. O Vovô recebe o Botafogo, já o Leão viaja para enfrentar o Fluminense.

O Ceará ainda busca uma vaga em competições internacionais, como a Sul-Americana, em que se encontra na zona de classificação, mas há chances reais de Libertadores. O Fortaleza ainda pode beliscar uma vaga na Sula, mas hoje o Leão está mais focado na permanência na elite do futebol brasileiro.

Nas divisões inferiores o Floresta ainda briga pelo acesso na série D. O time cearense enfrenta o América-RN amanhã, 2 de janeiro, às 16 horas, no Castelão, pelas quartas de finais da competição nacional.

TAÇA FARES LOPES 2020

O campeonato já consolidado entre as equipes cearenses, que rende uma vaga para as primeiras fases da Copa do Brasil, terá seu início dia 13 de janeiro, com três jogos na primeira rodada: Campo Grande e Icasa, Pacajus e Floresta, Caucaia e Ferroviário. A taça não contará com a participação de Ceará e Fortaleza. Geralmente os gigantes da capital colocavam suas equipes sub-20, mesclando com alguns atletas do profissional, para a disputa da competição.

O torneio terá Washington Luiz no Icasa, treinador já venceu duas vezes a Fares Lopes. O Caucaia é o atual vencedor, jogou a primeira fase da Copa do Brasil, sendo eliminado pelo São José-RS, por 2-1, no Raimundão.

CAMPEONATO CEARENSE 2021

O tradicional estadual tem a primeira fase sem os dois maiores clubes do Estado, como no ano passado. O Cearense tem estreia prevista para o dia 28 de fevereiro. O campeão da metade inicial tem vaga para a primeira fase da Copa do Brasil. Foi o caso do Barbalha. A equipe cearense acabou sendo eliminada na mesma fase, pelo Operário-PR.

O atual campeão é o Fortaleza. O tricolor venceu o Ceará, jogando entre as semanas do Campeonato Brasileiro. Devido a parada por conta do Covid-19, o campeonato que se deu início em 28 de janeiro - com Ceará e Fortaleza – teve o seu vencedor no dia 21 de outubro.

COPA DO NORDESTE 2021

Ceará e Fortaleza terão pouco tempo para descanso após o fim da Série A 2020, pois nos dias 27 e 28 de fevereiro estão previstos os primeiros jogos da Copa do Nordeste. O campeonato terá suas quatro fases entre o final de fevereiro e início de maio, tendo as finais marcadas para os dias um e oito.

O Ceará procura defender o título da competição nordestina. Desde 2013 (ano que houve o retorno da competição) até 2020, o Ceará esteve em três finais, venceu duas em cima do mesmo adversário – o Bahia – e perdeu uma contra o Sport-PE. É o clube que mais venceu no Estado. O Fortaleza foi campeão em 2019. 

COPA DO BRASIL 2021

Com três cearenses já definidos para a competição, o campeonato mais democrático do país está com o início previsto para 3 e 10 de março, pela primeira fase da competição. Fortaleza, Guarany de Sobral e o vencedor da Fares Lopes, entram nesta primeira etapa. O Ceará, como atual vencedor da Copa do Nordeste entra junto com os classificados para a Libertadores.

O Fortaleza entrou nas oitavas de final, por ter ganho a copa do Nordeste, e deixou a competição na mesma fase, em um jogo duro contra o São Paulo. O Ceará participou da Copa do Brasil desde o início, sendo eliminado nas quartas de final pelo Palmeiras-SP.

CAMPEONATO BRASILEIRO 2021

O principal campeonato nacional tem sua estreia no dia 30 de maio. Também estreiam na mesma data a Série C, com Ferroviário, e a D com o Floresta. As divisões, como de costume, não irão dar uma pausa para a disputa da Copa América. Entre os dias 11 de junho à 11 de julho, as competições vão dividir calendário. A previsão para o fim da Série A é dia 5 de dezembro.

DE OLHO NA SUL-AMERICANA 2021

Diferente do ano passado, que contou com a participação do Fortaleza, a competição não será mata-mata do início ao fim. Será disputada uma fase de grupos, com brasileiros e argentinos tendo vaga direta. A fase vai do dia 21 de abril até 26 de maio. Em caso de classificação, após o sorteio, os primeiros jogos mata-mata serão 14 julho.

Os dois clubes cearenses da Primeira Divisão têm chance de classificação para o torneio continental. Ceará ocupa uma das vagas de acesso para a Sul-americana e o Fortaleza ainda busca espaço entre os elegíveis.

Por Horácio Neto