Série B terá playoff para duas vagas do acesso e não terá pausa na Copa do Mundo
Dois primeiros colocados da Segundona estarão garantidos na elite, enquanto terceiro e quarto lugares enfrentarão sexto e quinto, respectivamente
15:39 | Fev. 05, 2026
Em reunião do Conselho Técnico na tarde desta quinta-feira, 5, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, os clubes da Série B de 2026 aprovaram a criação de um playoff para definição de duas vagas do acesso à elite e definiram que não haverá pausa da competição durante a Copa do Mundo, no meio do ano, apurou o Esportes O POVO com exclusividade.
Os dois primeiros colocados da Segundona estarão garantidos na Série A de 2027. As outras duas vagas serão decididas com jogos de ida e volta entre 3º colocado x 6º e 4º x 5º. O Ceará foi a favor da mudança, enquanto o Fortaleza votou contra.
Como não haverá pausa para o Mundial e com a adoção dos playoffs, haverá maior espaçamento entre as partidas da competição e as rodadas finais poderão ser antecipada para que o confronto final decisivo do acesso seja em 28 de novembro, data estipulada no calendário para o encerramento da Série B. O duelo de ida do playoff será em 21 de novembro.
A competição nacional começará no dia 21 de março, e a 38ª rodada acontecerá em 14 de novembro. Nas duas semanas seguintes serão disputados os jogos dos playoffs do acesso.
Leia mais
Inicialmente, o calendário do futebol nacional, divulgado pela CBF com mudanças a partir de 2026, previa paralisação da Segundona durante a disputa da Copa, entre 11 de junho e 19 de julho. Mas, no encontro desta quinta, ficou definido que a competição seguirá em meio ao torneio de seleções.
Em 2026, a Segundona voltará a ter Ceará e Fortaleza juntos. A última vez havia sido em 2009. Nos últimos anos, a fórmula de disputa da Série B previa acesso direto para os quatro primeiros colocados nos pontos corridos.
Série B 2026: playoffs do acesso
A CBF apresentou três possibilidades para a fórmula de disputa da Série B e abriu para votação dos 20 clubes. A primeira proposta era de manutenção do formato com acesso direto para os quatro primeiros colocados; a segunda era com playoffs entre 3ºx6º e 4ºxº5; e a terceira tinha playoff apenas entre 4ºx5º.
Dezessete equipes — incluindo o Ceará — votaram na segunda proposta, que acabou aprovada. O Fortaleza votou na terceira, que previa apenas um playoff, enquanto os pernambucanos Náutico e Sport preferiam a permanência do formato anterior.
CBF vai cobrir custos de logística e arbitragem
Para além disso, a CBF anunciou, durante a reunião, a criação do Programa de Apoio à Reestruturação Financeira de Clubes da Série B (PARF-B). Através da iniciativa, a entidade continuará a financiar integralmente as despesas de logística (transporte e hospedagem), de exames antidoping e as taxas de arbitragem.
De acordo com a entidade, a manutenção desse benefício estará condicionada ao cumprimento de uma série de requisitos que fazem parte do Fair Play Financeiro criado pela CBF.
"Foi uma reunião muito produtiva. Estamos numa reconstrução dos nossos campeonatos. É um produto que estava desvalorizado e estamos trabalhando nessa valorização. Chegamos num denominador comum, achamos uma forma de enaltecer o nosso produto, de valorizar ainda mais e ajudar os clubes, pensando na sua saúde financeira como um todo, chegando em um modelo de gestão que estamos implementando aqui na CBF. Nada mais justo do que a CBF continuar ajudando os clubes financeiramente, aportando alguns gastos, mas em contrapartida os clubes mostrarem esse controle financeiro”, disse Samir Xaud, presidente da CBF.
Com Lucas Mota