MP alerta FCF para prevenir possíveis manipulações de resultados em decisões da Série C estadual
Neste fim de semana, dois jogos definirão quais equipe irão avançar para a segunda fase da competição e conquistarão o acesso à Segundona do Cearense
13:49 | Ago. 01, 2025
O Ministério Público do Ceará (MP-CE) emitiu um alerta, nesta quinta-feira, 31, para que a Federação Cearense de Futebol (FCF) reforce o acompanhamento dos jogos decisivos da Série C do Campeonato Cearense no próximo sábado, 2.
Neste fim de semana, dois jogos definirão quais equipes irão avançar para a segunda fase da competição e conquistarão o acesso à Segundona do Campeonato Cearense.
O primeiro deles será entre Vila Real e Crateús, em Sobral; já o segundo será entre Limoeiro e Guarany, em Limoeiro do Norte. Ambos os jogos acontecerão neste sábado, 2.
Diante das circunstâncias, o Ministério Público orienta que seja assegurada a presença do Observatório da FCF em ambas as partidas e que seja feito monitoramento contínuo de condutas, dados e comportamentos atípicos antes, durante e após os eventos.
O órgão reforça ainda que seja encaminhado um relatório circunstanciado sobre os dois jogos ao Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor).
Caso o parecer técnico da Federação contiver informações que apontem indícios de irregularidades ou suspeitas de manipulação de resultados, o documento será encaminhado ao Núcleo de Investigação Criminal do MP.
“Operação Campo Minado”
O alerta do órgão considera a sensibilidade que envolve a competição, bem como denúncias e suspeitas recentes de manipulação de resultados. Na última quarta-feira, 30, foi cumprido um mandado de busca e apreensão contra um jogador suspeito de manipular o resultado de um jogo da Série C do Campeonato Cearense de 2024.
O órgão não revelou qual o jogo, mas trata-se de Itarema x Tianguá pela Terceirona do Estadual do último ano. Na ocasião, o jogador Ewerton da Silva Souza, que defendia o Itarema, cometeu erro bizarro em um dos gols, o que deflagrou a investigação.
A Operação “Campo Minado” teve início após a Federação Cearense de Futebol (FCF) denunciar o caso. Na ocasião, a entidade teria recebido relatórios técnicos de uma empresa especializada no monitoramento de integridade esportiva que apontavam padrões de apostas altamente suspeitos.
Como consequência, na época, Ewerton foi punido pela Primeira Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF) por envolvimento em manipulação de resultado — sendo punido em 330 dias de suspensão e R$ 50 mil de multa.