PSG x Botafogo pelo Mundial de Clubes: veja escalação provável, desfalques e retrospecto

Campeões continentais se enfrentam nesta quinta-feira, 19, às 22 horas, no estádio Rose Bowl, em Los Angeles (EUA) e chegam para o embate em momentos distintos na temporada

18:03 | Jun. 18, 2025

Por: Iara Costa
O Botafogo vai enfrentar o PSG nesta quinta-feira, 19, pelo Mundial de Clubes. (foto: Vitor Silva/Botafogo)

A partida mais desafiadora da história recente do Botafogo será disputada nesta quinta-feira, 19, às 22 horas (de Brasília). Atual campeão da Libertadores e do Brasileirão, o Glorioso de General Severiano irá enfrentar ninguém mais, ninguém menos que o atual campeão da Champions League, o Paris Saint-Germain, pela segunda rodada rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes da Fifa.

O duelo entre os campeões continentais irá ocorrer no estádio Rose Bowl, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e deve definir quem encaminhará classificação para a próxima fase do certame, já que ambos os times, que estão no Grupo B, venceram na primeira rodada.

De um lado, o Botafogo chega bem diferente daquele que levantou taças no final de 2024. Com a saída do técnico Artur Jorge, e das principais estrelas Thiago Almada e Luiz Henrique, o clube passou por alterações e tem tentado se encontrar sob o comando de Renato Paiva. O treinador já auxiliou a equipe na classificação para o mata-mata da Libertadores, mas ainda conta com desconfiança de parte da torcida. 

O PSG, por sua vez, ainda vive a própria áurea de ser campeão continental pela primeira vez, já que conquistou a Europa faz pouco mais de duas semanas, diante do Inter de Milão. A goleada por 5 a 0, bem como o discurso de desejo em conquistar o Mundial de Clubes, denota que o grupo não entrará em campo para qualquer resultado que não seja uma vitória. 

No embate, o Botafogo chega após um triunfo suado diante do Seattle Sounders-EUA por 2 a 1. Apesar dos três pontos somados, o Glorioso, que chegou a abrir a vantagem de dois gols, perdeu-se defensivamente nos 45 minutos finais e teve que segurar a pressão adversária. O cenário do PSG foi bem diferente. Com um amplo domínio nos 90 minutos, bateu o Atlético de Madrid por 4 a 0

PSG x Botafogo pelo Mundial: como chega o time carioca

Os resultados anteriores já denotam as expectativas para o embate. A fim de resguardar a imagem do time brasileiro, o técnico português Renato Paiva deverá sacar mudanças na escalação para brigar por um bom resultado.

A ideia é que a dupla de zaga seja composta por atletas mais experientes para lidar com os atuais campeões europeus, enquanto, no setor ofensivo, as alterações são para dar maior dinamismo aos atacantes com a saída de Mastriani — que pouco produziu diante do Seattle Sounders — e a entrada de Cuiabano como ponta, a exemplo do que ocorreu em alguns jogos da Libertadores.

PSG x Botafogo pelo Mundial: como chega o time parisiense

No PSG, o plano é bem diferente, já que, após a goleada diante do Atlético de Madrid, o treinador espanhol Luis Enrique salientou que fará um rodízio no grupo francês visando evitar lesões e desgastes físicos. "Vamos fazer mudanças a cada rodada, a fim de manter todos em boas condições físicas", declarou. Por conta disso, o time não irá a campo com força máxima.

PSG x Botafogo pelo Mundial: análise de Afonso Ribeiro

"O confronto entre o campeão da América do Sul e o grande vencedor da Europa reserva uma dura missão para o Botafogo. Após uma estreia com desempenho distintos em cada tempo, o time de Renato Paiva terá de encarar o embalado PSG, motivo pela conquista inédita da Champions League e pela goleada sobre o Atlético de Madrid na largada do Mundial. O poder de fogo, a consistência e a organização da equipe francesa deixam claro o favoritismo e os cuidados que o Botafogo precisará adotar. Minimizar os erros e medir forças será necessário para tentar pontuar", salientou o jornalista e colunista do O POVO.

PSG x Botafogo pelo Mundial: retrospecto

Curiosamente, não será o primeiro confronto da história entre PSG e Botafogo. Há 41 anos, em 1984, o Alvinegro de General Severiano venceu o clube francês por 3 a 1, de virada, pelo Torneio de Genebra, durante uma excursão do clube na Europa. O gol do time parisiense foi marcado por Susic, e o grupo comandado por Humberto Rêdes conquistou o triunfo com dois gols de Baltazar e um de Helinho.

PSG x Botafogo pelo Mundial: ficha técnica

Data: 19/6/2025

Hora: 22 horas (de Brasília)

Local: Estádio Rose Bowl, em Los Angeles (USA)

Árbitro: Drew Fischer (CAN)

Assistentes: Micheal Barwegen (CAN) e Lyes Arfa (CAN)

PSG x Botafogo pelo Mundial: escalações prováveis

PSG

Donnarumma, Hakimi, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes; João Nevez, Fabián Ruiz e Vitinha; Doué, Kvaratskhelia e Gonçalo Ramos. Téc: Luis Enrique.

Botafogo

John, Vitinho, Jair, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Artur, Cuiabano e Igor Jesus. Téc: Renato Paiva

PSG x Botafogo: onde assistir

  • Globo (TV aberta)
  • Sportv (Canal Fechado)
  • Cazé TV (YouTube)