Você está sendo afetado por Mercúrio retrógrado? Saiba quando acaba em 2025
Conhecido como o planeta da comunicação, Mercúrio está em movimento retrógrado trazendo desafios para os signos do zodíaco. Entenda
20:18 | Ago. 05, 2025

Interações malsucedidas, viagens atrasadas e aparelhos dando erro podem ser sintomas de Mercúrio retrógrado para aqueles que acreditam na influência dos signos do zodíaco. Quando o planeta da comunicação está passando por esse movimento, ele pode trazer alguns problemas específicos.
A seguir, saiba até quando dura o Mercúrio retrógrado e entenda o que esse fenômeno astrológico significa.
Mercúrio retrógrado: Saiba quando acaba
Aproximadamente a cada quatro meses, Mercúrio começa a se movimentar de maneira retrógrada, o que significa que em 2025 o planeta esteve ou estará assim em três períodos diferentes. São eles:
- de 15/03 a 07/04: Mercúrio retrógrado em Áries
- de 18/07 a 11/08: Mercúrio retrógrado em Leão
- de 09/11 a 29/11: Mercúrio retrógrado em Sagitário
Neste momento, Mercúrio está retrógrado no signo de Leão, gerando tendências a desentendimentos em relação à autoridade ou reconhecimento.
Também é um período que deixa o ego um pouco mais vulnerável e aumenta o nível de certas confusões, levando ao exagero. O período se encerra no dia 11 de agosto, retornando apenas em 9 de novembro.
Mercúrio retrógrado não acaba quando termina; entenda
Apesar de estar programado para terminar em 11 de agosto, Mercúrio tecnicamente não acaba quando termina. Isso acontece porque, antes e depois de qualquer planeta realizar o movimento de retrogradação, ele fica estacionado no mesmo lugar no céu.
Mas assim como Mercúrio estar retrógrado não significa que ele esteja se movendo para trás, um planeta estacionado também não quer dizer que ele fique parado no espaço. O que acontece é que o movimento angular da Terra se torna a base para analisar o movimento de outros planetas.
Se o movimento é maior, eles se tornam retrógrados. Se o movimento da Terra é igual à velocidade do outro planeta, esse planeta parece “estacionado” em relação a ela, embora ambos estejam se movimentando na mesma direção.
Dessa forma, os efeitos característicos da retrogradação também estacionam. A recomendação é ter paciência antes de retomar as coisas, e como Mercúrio regula a comunicação, essa pausa pode impactar nas interações diárias.
Não é um período em que as coisas vão necessariamente dar errado, mas pode haver uma irritação maior por elas não saírem do lugar.
O que fazer para lidar com o Mercúrio retrógrado em agosto?
Apesar dos desafios e desequilíbrios que o Mercúrio retrógrado em Leão pode trazer, existem formas de lidar com ele de maneira positiva. É um período que convida ao resgate da luz própria para se sentir completo.
Além disso, é um trânsito que abre espaço para diálogos que são realmente importantes, ainda mais quando se trata de pendências emocionais, sentimentos guardados e mal-entendidos.
A seguir, algumas dicas para lidar com essa fase do ano:
- Exercite o amor-próprio: Leão é um signo que ensina a se amar mais e a priorizar o que dá prazer, então aproveite o mercúrio retrógrado nele para praticar autocuidado e fazer atividades que tragam felicidade e relaxamento.
- Pratique a paciência com os outros e com você: Essa é uma fase em que atrasos e obstáculos inesperados podem ocorrer, então é o momento de manter a calma, ser paciente e estar aberto a ouvir e a lidar com os imprevistos da vida.
- Coloque a criatividade para fora: Pensar em outras soluções para desafios que você tem enfrentado pode trazer surpresas, seja na forma de um diário para processar as ansiedades do dia-a-dia ou o início de um hobby para relaxar durante a rotina.
- Reconheça suas emoções: Caso a irritação, frustração ou incompreensão venha bater à porta, reconheça que elas são naturais e aprenda a lidar com elas de maneira racional.