Cerca de mil pessoas foram atendidas em postos de saúde de Fortaleza no último fim de semana

A prefeitura disponibilizou seis postos de saúde para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de síndromes gripais durante o fim de semana

21:06 | Jan. 12, 2022

Atendimentos nos postos de saúde da rede municipal de Fortaleza (foto: Thaís Mesquita/ O POVO)

Cerca de mil pessoas foram atendidas nos seis postos de saúde em funcionamento para atender exclusivamente casos suspeitos de síndromes gripais, no último fim de semana, entre os dias 8 e 9 de janeiro. As unidades ficaram voltadas para urgência e emergência, com equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. No início de dezembro de 2021, o número de atendimentos se aproximava de 400 por dia.

A secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela, ressaltou que o número de atendimentos realizados atualmente supera o que foi contabilizado nas duas primeiras ondas da Covid-19. Ela enfatizou que o Município enfrenta, no que chamou de “terceira onda”, a cocirculação de distintos vírus, assim como o adoecimento dos profissionais envolvidos com a saúde. Desde o início do ano, foram mais de 600 pedidos de afastamento, conforme a secretária.

“É possível que hoje a gente esteja organizado, com equipe completa, e de repente a gente só tenha metade dos nossos profissionais trabalhando por causa deste adoecimento”, observou Estela durante transmissão nas redes sociais na manhã desta quarta-feira, 12. O prefeito José Sarto (PDT), também presente na live, alertou que a situação não é de tranquilidade e cobrou que os fortalezenses mantenham as medidas obrigatórias e busquem completar o ciclo vacinal.

Durante a transmissão, a gestão municipal ainda anunciou que ampliará a testagem em postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital, com a compra de mais de 71 mil testes rápidos para a detecção de Covid-19. Ainda serão instalados 100 novos leitos em três UPAs administradas pelo Município: 40 no Itaperi, 30 no Jangurussu e outras 30 no Vila Velha. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também será ampliado.

A prefeitura ainda garante que, caso necessário, pode dobrar o número de leitos disponíveis na rede municipal, passando dos atuais 323 para 703 leitos. O POVO solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) um detalhamento dos atendimentos realizados durante o último fim de semana. A reportagem pediu, por exemplo, o número de casos que resultaram em diagnóstico positivo de Covid-19 ou Influenza, mas foi informado que a pasta não tem o dado disponível.

Assista a live da prefeitura realizada nesta quarta-feira, 12: