Líder de movimento 'antimáscara' nos EUA morre aos 30 anos de Covid-19

O homem estava inconsciente no hospital desde 8 de agosto. Quando teve os primeiros sintomas, não fez o teste e começou a tomar ivermectina

22:51 | Ago. 29, 2021

A esposa atualizava o estado médico do marido em uma plataforma onde pedia ajuda financeira para o tratamento dele (foto: GoFundMe/ Jessica Wallace)

Caleb Wallace, 30, líder de um movimento 'antimáscara' chamado "San Angelo Freedom Defenders", que organizou uma espécie de 'motocada' em novembro do ano passado para protestar contra a "tirania do governo pela Covid-19", morreu em vitude de infecção. A morte foi registrada no último sábado, 28, mas desde o dia 8 de agosto ele já estava utilizando ventilação mecânica. 

A esposa do homem, Jessica Wallace, criou uma conta em uma plataforma para arrecadar fundos para pagar as despesas médicas. Ele já vinha internado desde o começo do mês. Foi nesse rede social que ela anunciou o falecimento de Caleb. 

De acordo com a viúva, os sintomas surgiram ainda em julho, quando ele se recusou a fazer o teste e começou a se automedicar com ivermectina, vitamina C, zinco e ácido acetilsalicílico, todos ineficazes contra a Covid-19. 

Quatro dias depois, Caleb foi internado em um hospital de San Angelo, no Texas. Na semana seguinte, ainda dependendo de respiradores, teve uma piora acentuada no quadro e ficou inconsciente.

Em vídeos publicados na internet, o americano criticava a realização do RT-PCR, por causa "do alto número de falsos positivos", conforme noticiou o Huffpost. Ele deixa três filhas e uma esposa grávida, com previsão de o bebê nascer em setembro.