Covid-19: 571 mil pessoas em Fortaleza ainda não estão cadastradas para vacinação

Das pessoas com mais de 18 anos na Capital, 27,1% não têm cadastro na plataforma estadual para vacinação contra a Covid-19. Prefeitura fará busca ativa e mutirão a partir da próxima segunda-feira, 14

21:25 | Jun. 10, 2021

Vacinação da população em geral (18 a 59 anos) começou no último domingo, 6, em Fortaleza (foto: Thais Mesquita)

Em Fortaleza, 571.066‬ pessoas acima de 18 anos ainda não estão cadastradas no Saúde Digital, plataforma de cadastro estadual para vacinação da Covid-19 no Ceará. Esse número corresponde a 27,1% de toda a população que pode receber a vacina. O número aproximado foi calculado pelo O POVO a partir da mais recente estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). 

A estimativa da população da Capital para 2020 aponta um total de 2.686.612 habitantes. Sendo que 585.000‬ são pessoas de zero a 17 anos, ou seja, que ainda não podem receber o imunizante, conforme a recomendação dos fabricantes das vacinas. Portanto, haveria uma população de 2.101.612‬ pessoas em Fortaleza aptas a se vacinar. 

Conforme a SMS, 218.938 pessoas foram vacinadas na primeira etapa da vacinação contra a Covid-19 na Capital. Nesse momento da campanha de imunização, o cadastro unificado no Ceará ainda não existia e portanto as pessoas cadastradas não constam no IntegraSUS. 

Conforme dados do IntegraSUS, foram feitos 1.393.330 cadastros e 1.311.608 chegaram a ser confirmados por email. O que equivale a 94,1% das solicitações. Sem a confirmação, não é feito o agendamento. Assim, descontados os já vacinados e os que estão fora da faixa etária, têm-se uma projeção de 571.066 pessoas não cadastradas na Capital.

Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira, 10, o prefeito José Sarto afirmou que nos próximos dias cerca de 500 mil fortalezenses serão contatados para verificar se possuem cadastro. “Há um contingente enorme de pessoas excluídas digitalmente, sem rede social, sem acesso à Internet, e essas pessoas precisam da nossa ajuda. Serão mais de 500 mil pessoas verificadas, em busca ativa, se já possuem o cadastro”, afirmou. Na ocasião, Sarto anunciou  o mutirão de cadastramento que será feito na próxima segunda-feira, 14. 

LEIA MAIS | Como me cadastrar e conferir se estou cadastrado e agendado?

+ Veja como conferir cadastro no Saúde Digital, da Secretaria da Saúde do Ceará

+ Veja como conferir agendamento no Vacine Já, da Secretaria da Saúde de Fortaleza

A Secretaria Municipal da Educação (SME) realizará a busca ativa junto aos pais ou responsáveis dos mais de 240 mil alunos matriculados na rede municipal de Ensino, "com o objetivo de identificar, sensibilizar e orientar para que os familiares, que possuem entre 18 e 59 anos, efetuem o cadastro e possam ter acesso à vacina".

Já a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude utilizarão suas bases de dados de atendimento à população para saber quem já efetuou o cadastro no Saúde Digital e quem ainda precisa de ajuda.

LEIA TAMBÉM | Estudantes da UFC criam projeto para auxiliar pessoas no cadastro da vacinação contra Covid-19

Vacinação em Fortaleza

Até o momento, mais de 700 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 na Capital. Conforme a SMS, 718.564 fortalezenses receberam a primeira dose. Destes, 331.175 receberam também a segunda dose.