Fortaleza enfrenta risco de interromper aplicação da segunda dose de Coronavac

Atrasos nas entregas de doses pelo Instituto Butantan e pelo Ministério da Saúde e falta de estoque estão entre as causas

10:45 | Abr. 29, 2021

Fortaleza tem doses de Coronavac suficientes para vacinar apenas 9 mil pessoas com a segunda dose de Coronavac. "Temos doses para vacinar somente quem está agendado, que está nas listas. Para amanhã, só saberemos após balanço no fim do dia", afirmou Erlemus Soares, coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, em entrevista à Rádio O POVO CBN na manhã desta quinta-feira, 29.

Veja a lista de agendados para esta quinta, 29 de abril (29/04)

"Temos sim o risco de interromper a vacinação da segunda dose de Coronavac. A gente deve continuar a dose 1 e a dose 2 de Astrazeneca, até porque vai chegar uma nova remessa hoje à noite", continua. Ele explica que o trabalho da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem sido sob perspectivas diárias. "A gente vai conseguir avançar à medida que faça o balanço diário e possa divulgar se terá ou não agendamento para o próximo dia."

LEIA MAIS | Falta segunda dose em pelo menos três municípios cearenses

A expectativa é que diante da chegada de 188.250 mil doses de Astrazeneca sejam abertos 56 postos no fim de semana para aplicação da primeira dose. "É possível que no sábado seja feito esse grande movimento e aplique quase a totalidade das vacinas que vamos receber", afirma.

Já as segundas doses de Astrazeneca/Fiocruz estão garantidas por doses mantidas em estoque. 

LEIA MAIS | Fortaleza deixa de aplicar 41 mil doses da Coronavac após atraso do Ministério da Saúde

+ Coronavac: atraso na segunda dose prejudica imunização?