Biólogo cearense que foi destaque na iniciativa de proteção as tartarugas morre de Covid-19

O jovem enfrentava uma leucemia há cerca de um ano e, na última semana, foi diagnosticado pelo vírus pandêmico

19:19 | Abr. 26, 2021

Gabriel lutava contra uma leucemia há um ano (foto: Arquivo Pessoal)

"Semeador de solos áridos". Era desse jeito que Gabriel Chagas, 27, se descrevia em seu perfis nas redes sociais. O biólogo, integrante do Instituto VerdeLuz e um dos nomes que se destacavam na iniciativa de proteção as tartarugas marinhas no Ceará, morreu no último domingo, 25, em decorrência da Covid-19, deixando semeada uma história de luta em defesa da preservação ambiental.

De acordo com Liana Queiroz, diretora da entidade, o jovem enfrentava uma leucemia há cerca de um ano e, na última semana, foi diagnosticado pelo vírus pandêmico apresentando sintomas leves. Poucos dias depois, contudo, o biólogo teve complicações em seu quadro de saúde e precisou ser intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao ter comprometimento dos pulmões, vindo a óbito.

| LEIA MAIS | 

Ampliação das atividades no Ceará depende do recuo da Covid-19 nesta semana

Academias agendam horários de clientes na reabertura das atividades; veja fotos

Novo decreto: comércio, restaurantes e igrejas têm funcionamento ampliado

"Ele (Gabriel) era uma pessoa sempre muito bem humorada, com um sorriso no rosto, sempre disposto a ensinar. A gente entende que a existência dele nos inspira a continuar pela pauta que ele tanto levantava, pela reconexão do ser humano com a natureza (....) vai inspirar sempre", relembra Liana.

Na página do Instagram mantido pelo projeto, o biólogo ganhou uma homenagem dos amigos e profissionais que atuavam junto a ele. "Que honremos e celebremos a vida de um dos sopros de existência mais poderosos que já passaram por essa terra. E que a cada dia tenhamos a capacidade de sempre renovar o olhar para o que é belo. Assim como Gabriel sempre fez", diz trecho da publicação.

Destaque na iniciativa de proteção as tartarugas

A história de Gabriel com o Instituto Verdeluz começou em 2014, quando ele passou a fazer parte do time de profissionais que atuam no projeto. No mesmo ano, o biólogo foi um dos responsáveis pela criação do Grupo que Estuda as Tartarugas (GTAR) dentro da entidade, cujo objetivo era "provar" a existência desses animais marinhos em Fortaleza e de cobrar ações governamentais para que eles fossem conservados.

Para se aprofundar na causa o profissional chegou a fazer estágios fora do País, buscando cada vez mais se especializar no assunto. Gabriel esteve a frente da coordenação ambiental do projeto e desempenhou ações importantes em defesa das tartarugas, com o nome ganhando destaque no Ceará ao que diz respeito a luta pela conservação desse tipo de animal e pela preservação do meio ambiente.

"Lutou pela natureza, pelas tartarugas, criou teorias e explicou o mundo a partir de um olhar que só quem tem essa conexão mais alta e divina com o meio ambiente compreende. O DNA do Verdeluz está entranhado com o DNA do Gabriel Chagas de maneira inseparável. Somos porque ele foi", homenagearam amigos.

Veja homenagem: