Portugal volta a aceitar entrada de voos provenientes do Brasil; Fortaleza não está na rota

A União Europeia proibiu voos do Brasil devido ao cenário da pandemia no País

13:18 | Jul. 07, 2020

A União Europeia (UE) proibiu a entrada de brasileiros devido ao cenário da pandemia no País, porém Portugal resolveu abrir uma exceção. No Diário da República Eletrônico publicado na última terça-feira, 30, o governo português informa a liberação de voos provenientes de São Paulo e do Rio de Janeiro. Fortaleza não está inclusa.

Do Brasil, porém, serão admitidos apenas os voos provenientes de e para São Paulo e de e para o Rio de Janeiro”, descreve o documento.

Os passageiros dos voos referidos têm de apresentar, no momento do embarque, o exame com resultado negativo para a Covid-19, realizado nas últimas 72 horas. A pena para quem se negar a cumprir o requisito é a não permissão para entrada no território do país ibérico.

Pessoas que estudam, trabalham, recebem tratamento de saúde ou precisam retornar ao país por razões humanitárias têm entrada e saída permitidas (viagens essenciais), conforme o governo. A companhia portuguesa TAP Air Portugal opera há 20 anos a rota Lisboa/Fortaleza. 

União Europeia barra brasileiros

Os países da União Europeia (UE) aprovaram na última terça-feira, 30, a reabertura das fronteiras a partir de 1º de julho aos turistas de 15 países, incluindo a China, mas neste caso sob algumas condições. O Brasil não está na lista.

LEIA TAMBÉM | Com 620 mortes registradas em 24h, Brasil assa dos 65 mil óbitos por coronavírus; 927.292 recuperados 

A listagem inclui Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia e Uruguai, além da China, mas o gigante asiático sob critérios de reciprocidade, informou o Conselho da UE em um comunicado.