De Lourdes é o único bairro de Fortaleza sem óbitos por coronavírus até esta quarta, 3
Dado foi divulgado em boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quarta-feira, 3
23:40 | Jun. 03, 2020
Em Fortaleza, o bairro De Lourdes é o único sem registro de mortes em decorrência da infecção por coronavírus. Dado foi constatado em boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quarta-feira, 3. Todos os demais 120 bairros da Capital registram óbitos pela doença.
Fortaleza é o município com o maior número de confirmações da patologia no Ceará, com 26.149 casos confirmados e 2.343 mortes, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgados às 22h50min desta quarta.. A maiorias dos óbitos se concentram em bairros de regiões periféricas com baixos índices de desenvolvimento humano. Regional I detinha 484 mortes pela doença.
>> Pandemia desacelera em Fortaleza, mas cenário ainda não é definitivo, diz Secretaria da Saúde
A Barra do Ceará é o bairro que lidera a concentração de mortes em decorrência da Covid-19, com 94 óbitos. Em segundo, vêm os bairros Vila Velha e Granja Lisboa com 66 casos cada. Logo após vem Vicente Pinzón com 63. Cristo Redentor e Mondubim completam o topo dos bairros maior número de mortes por coronavírus com 56 e 51 ocorrências, respectivamente.
Com relação a idade, a faixa etária com mais registros de morte em Fortaleza é a de 60 a 79 anos, com 1.135 óbitos, o equivalente a 47% de todos os casos. A segunda faixa de idade com maior número de mortos é a partir dos 80, com 729 mortos.
Na Capital, seis crianças de 0 a 9 anos morreram vítimas da nova doença, todas do sexo masculino. Dentre os homens, foram registradas 1.402 mortes por coronavírus, número equivale a 61,5% do total de mortos. Os óbitos pela doença dentre as mulheres somaram 876 casos.