Polícia interrompe carreata contra isolamento social e 25 pessoas são conduzidas à delegacia em Fortaleza

Participantes do protesto poderão ser responsabilizados criminalmente por descumprimento de determinação do poder público

12:39 | Mai. 20, 2020

Carreatas foram realizadas para pressionar por reabertura. Para que atividades econômicas retornem, quem cobrava precisará cooperar (foto: Reprodução/SSPDS)

Atualizada às 15h30min

Enquanto as medidas de isolamento social mais rígidas ainda vigoram em Fortaleza, uma carreata que passava pelos bairros Joaquim Távora, Dionísio Torres e Cocó foi interrompida pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). Pelo menos 25 pessoas foram conduzidas ao 2º Distrito Policial (DP), no bairro Aldeota, até o fim da manhã desta quarta-feira, 20, para serem ouvidas.


De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as pessoas são suspeitas de descumprirem determinação do poder público, "destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, prevista no artigo 268, do Código Penal Brasileiro."



Nos vídeos em que os carros aparecerem sendo parados pela Polícia, é possível observar que os manifestantes levavam bandeiras do Brasil em seus veículos. Um congestionamento se formou na avenida Engenheiro Santana Júnior em decorrência da carreata.



Ainda conforme a SSPDS, a PMCE segue no local dispersando os motoristas no intuito de coibir a aglomeração. "Outras pessoas que forem identificadas nas investigações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) de terem participado e financiado a carreata serão também responsabilizadas criminalmente", diz trecho da nota.


Além das polícias Civil e Militar do Estado, equipes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS; da Assessoria de Inteligência (Asint), do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da PMCE; e do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PCCE realizam trabalho policial com o objetivo de coibir aglomerações de pessoas que possam se reunir em manifestações ou carreatas pelos bairros da Capital.


Desde o dia 8 de maio, Fortaleza tem restrições para o deslocamento estabelecidas em decreto estadual com o objetivo de diminuir a propagação da Covid-19.

Um anúncio do governo Camilo Santana sobre novo decreto é esperado nesta quarta-feira, 20.

Como denunciar aglomerações:


Informações sobre desrespeito às medidas de isolamento social podem ser repassadas ao número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sigilo é garantido.