Até o fim de maio, rede municipal de Fortaleza deve contar com 888 leitos de coronavírus

Atualmente, o Município conta com 642 leitos já abertos e em funcionamento

20:52 | Mai. 14, 2020

Profissionais de saúde nas dependências do hospital de campanha do PV (foto: JÚLIO CAESAR)

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) anunciou, na noite desta quinta-feira, 14, que até o fim de maio a rede de saúde pública de Fortaleza deve contar com 888 leitos abertos exclusivamente para pacientes com coronavírus. Atualmente, o Município conta com 642 leitos já abertos e em funcionamento.

RC ponderou o esforço tanto do Governo do Estado quanto da Prefeitura de Fortaleza na montagem de uma "estrutura de saúde paralela". Ele comparou os números da Capital com o quantitativo de leitos municipais em funcionamento antes da pandemia da Covid-19: eram 1.193 em todos os hospitais, centros de emergência e UPAs.

"Só agora, conseguimos montar uma estrutura paralela. Mas, se a gente não conseguir cuidar do isolamento, tudo isso que está sendo feito não será suficiente para atendermos tantos doentes chegando ao mesmo tempo", alerta o prefeito. Na transmissão ao vivo, o chefe do Executivo Municipal anunciou também que a rede atenção primária à saúde começou a utilizar novo protocolo de encaminhamento para pacientes com coronavírus. Está sendo recomendado, para quem não demanda internação, a prescrição de corticoides e do antibiótico azitromicina.

Na live, RC informou um pico de coronavírus no Lar Torres de Melo. O local, que acolhe mais de 200 idosos em situação de vulnerabilidade, será monitorado pela Prefeitura.