Coronavírus no Ceará: Secretaria da Saúde inicia a distribuição de 90 toneladas de insumos

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e testes rápidos vieram da China para auxiliar no combate ao avanço do coronavírus no Estado

22:35 | Abr. 30, 2020

O Centro de Distribuição armazena e organiza a distribuição dos insumos médicos e hospitalares do Estado (foto: TATIANA FORTES/ GOVERNO DO CEARÁ)

O Centro de Distribuição da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) deu início nesta quinta-feira, 30, à distribuição para unidades de saúde do Estado das 90 toneladas de insumos médicos que chegaram a Fortaleza no último domingo, 26. Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e testes rápidos vieram da China para auxiliar no combate ao avanço do coronavírus no Ceará.

O material já foi enviado às unidades hospitalares de Fortaleza. Para o Interior, a secretaria de regulação e vigilância da Sesa fecha ainda nesta semana as planilhas e trabalha na organização da distribuição junto às superintendências e áreas descentralizadas de saúde para os municípios.

"Atendemos todas as oito unidades da rede hospitalar da Região Metropolitana de Fortaleza, mais três hospitais regionais no interior do Estado (Regional Norte-Sobral, Cariri, e Sertão Central-Quixeramobim), as 13 unidades ambulatoriais, mantidas pela rede da Sesa, e agora os hospitais de campanha, o Waldemar de Alcântara e as nove UPAS gerenciadas pelo ISGH, além das demais redes, Samu e Lacen”, pontua Rita Leitão, orientadora da Célula de Gestão de Logística da Sesa.

Para além dos EPIs e testes, que são os mesmos utilizados no contexto da Covid-19 em todo o Mundo, o centro de distribuição da Saúde do Estado armazena 200 tipos de medicamento e 213 itens diferentes de materiais médico-hospitalares.