51 bairros de Fortaleza registraram óbito por coronavírus; Barra do Ceará tem maior taxa de mortalidade

Apesar de liderar os casos confirmados, com 139, e estar no epicentro dos primeiros casos da Covid-19 na Capital, Meireles apresenta sete óbitos.

21:07 | Abr. 15, 2020

Fortaleza em 27 de março de 2020, Movimentaçao de pessoas em aglomeraçao no bairro messejana, em quarentena devido ao coronavirus, COVID-19. (Foto Fabio Lima) (foto: Fabio Lima)

Dos 121 bairros de Fortaleza, 51 registraram óbitos pelo novo coronavírus até esta quarta-feira, 15, de acordo com Boletim Epidemiológico semanal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A maior taxa de mortalidade está concentrada na Barra do Ceará, que tem seis óbitos e 21 casos confirmados — índice de 28,57% de mortes. Fortaleza teve 93 mortes no total, conforme a plataforma IntegraSUS.

A Barra do Ceará, inclusive, é local de aglomerações em comunidades. Segundo o prefeito Roberto Cláudio, o bairro será alvo de patrulhas da Guarda Municipal e da Polícia Militar do Ceará no intuito de dispersar grupos aglomerados, que estejam quebrando o isolamento social.

De acordo com o informe, "particular atenção deve ser dada aos bairros que vêm registrando óbitos sem um número relevante de casos confirmados". A distribuição espacial das mortes implica uma "moderada/intensa circulação viral". A SMS também aponta o bairro Jangurussu como local de circulação viral e alta mortalidade, visto que já são três mortes e somente 14 infecções confirmadas, representando taxa de 21,42%.


Apesar de liderar os casos confirmados, com 139, e estar no epicentro dos primeiros casos da Covid-19 na Capital, o bairro Meireles apresenta sete óbitos. A letalidade é 5%. O bairro Fátima possui cinco óbitos e 42 casos, indicando mortalidade de 11,9%.

Óbitos em Fortaleza
Mapa mostra os óbitos em Fortaleza (Foto: Divulgação/SMS)

Ao todo, 116 bairros têm casos confirmados de coronavírus. Atrás do Meireles, vem Aldeota, com 139, Cocó, com 65 e Fátima, com 42. Moura Brasil, Conjunto Esperança, São Bento, Ancuri e Sabiaguaba não apresentam nenhuma confirmação e nenhuma morte por coronavírus.

"Um grande aglomerado com registro de alta concentração de casos corresponde a quase totalidade dos bairros Meireles, Aldeota e Cocó (em aparente expansão para os bairros Mucuripe e Dionísio Torres e áreas contíguas). Os bairros Guararapes e Fátima já se apresentam como áreas de média concentração", diz o boletim epidemiológico.

Fortaleza tem, no total, conforme dados do IntegraSUS Ceará, 1.946 casos. O Estado bateu o recorde de aumento em casos confirmados pela Covid-19. Foram 221 apenas durante o dia de hoje, chegando a 2.291 confirmações e 124 óbitos.

Lista dos 10 bairros de Fortaleza com mais casos de coronavírus

Meireles - 179
Aldeota - 139
Cocó - 65
Fátima - 42
Dionísio Torres - 39
Guararapes - 37
Mucuripe - 33
Papicu - 31
Joaquim Távora - 25
São João do Tauape - 25