PUBLICIDADE
Noticia

Coronavírus no Ceará: Sesa comprará equipamentos e 350 mil testes para profissionais de saúde

Anúncio foi feito pelo secretário da Saúde do Estado, dr. Cabeto. Segundo ele, plano é ter material suficiente para seis meses de trabalho

20:54 | 24/03/2020
FORTALEZA, CE, BRASIL, 17-03-2020: Dr. Cabeto, secretario de Saúde do Ceará. Secretario de Saúde do Ceará, esclarece o no plenáriao da Assembléia, a situação da Pandemia, no Ceará. (Foto: Mauri Melo/O POVO).
FORTALEZA, CE, BRASIL, 17-03-2020: Dr. Cabeto, secretario de Saúde do Ceará. Secretario de Saúde do Ceará, esclarece o no plenáriao da Assembléia, a situação da Pandemia, no Ceará. (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO/O POVO)

O governo do Ceará terá operação especial para ampliar protocolos de segurança de profissionais de saúde trabalhando na crise do novo coronavírus. A intenção foi confirmada na tarde desta terça-feira, 24, pelo secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto.

Segundo o secretário, a pasta já assinou a compra de 350 mil testes rápidos para uso exclusivo dos profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a doença. Além disso, o governo tem articulado parcerias com empresas da indústria têxtil e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a compra de equipamento de proteção individual (máscaras).

“Estamos montando uma força tarefa para conhecer o estoque de cada lugar, assim como os equipamentos, e vamos fazer uma distribuição diária desses equipamentos. Logicamente que falo da rede do Estado, mas vamos também, na medida do possível, auxiliar municípios”, diz.

Segundo Dr. Cabeto, o Estado fez cálculos de compra de equipamentos de proteção individuais para até seis meses de trabalho, “extrapolando o consumo médio diário em mais de 100%”. “Ou seja, duraria mais seis meses. Essa compra vai deixar as unidades bem abastecidas, e já há uma determinação do Estado para a compra imediata”, afirma.

O secretário também destaca que, com a abertura da unidade exclusiva para pacientes da doença no Hospital Leonardo da Vinci, o Estado poderá desenvolver um centro de excelência técnica no tratamento da doença, o que beneficiará os profissionais da área. “De lá, vamos tirar experiência, know how e base científica, e transportar isso para as outras unidades”, diz.

Na tarde desta terça-feira, a Sesa confirmou marca de 185 casos confirmados do novo coronavírus no Ceará. Deste total, cerca de 30 estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em estado mais grave.