Morte de papa Francisco: acompanhe as últimas notícias ao vivo

Francisco chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa; siga as últimas notícias ao vivo de sua morte

11:50 | Abr. 21, 2025

Por: Thadeu Braga
Papa Francisco morreu nesta segunda, 21 (foto: Filippo Monteforte / AFP)

Papa Francisco morreu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos de idade. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta.

Francisco será o último papa? ENTENDA profecia de São Malaquias

"Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja".

Francisco chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, na manhã deste domingo (20).

“O Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo”.

“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino," acrescentou o cardeal.

Morte do papa Francisco: quem foi o pontífice?

O nome de registro e de batismo de papa Francisco é Jorge Mario Bergoglio. Ele nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, e foi eleito o 266º papa da Igreja Católica Apostólica Romana em 13 de março de 2013, após renúncia do antecessor, o conservador Bento XVI.

Morte do papa Francisco: visita ao Brasil

Meses depois, em julho, esteve no Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Rio de Janeiro. Este foi o primeiro destino internacional dele enquanto papa e a única vez que visitou o País.

Morte do papa Francisco: Polêmicas

Três meses após assumir o maior posto da carreira religiosa, o argentino refletiu: "Se um gay aceita o Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-lo? Eles não devem ser marginalizados".

A declaração ocorreu quando foram divulgadas informações à imprensa italiana de que a Santa Sé supostamente continha uma rede de clérigos homossexuais. Na época, o papa reconheceu que havia muito o que falar sobre o assunto.

Em 2016, Francisco disse que a Igreja deve "pedir perdão" aos homossexuais.

Morte do papa Francisco: acompanhe as últimas notícias ao vivo