Baleia é propositalmente atropelada por barco na Argentina; veja vídeo

Vídeo que circula nas redes sociais mostra perseguição ao animal e reação dos tripulantes, que apenas riem e se distanciam do local

23:09 | Jun. 28, 2022

Embarcação na Argentina colide propositalmente com baleia (foto: Reprodução/Twitter)

Na região da Patagônia, próximo ao Canal de Beagle, um veleiro foi filmado perseguindo uma baleia até que conseguisse atropelá-la. Apesar de ter repercussão recente, a gravação foi realizada em abril deste ano por pessoas de outra embarcação, onde é possível observar tripulantes rindo do caso. A Associação de Funcionários e Advogados dos Direitos dos Animais (Afada) afirmou que irá tomar providências legais e criticou os tripulantes que “apenas riram”.

Em nota, a Afada citou a falta de regulamentação do bem-estar da baleia como consequência do caso ocorrido na Argentina e destacou a necessidade de criar uma lei de proteção às condições de vida dos animais. De acordo com o jornal "La Nación", a associação “vai tomar medidas legais contra os responsáveis que abalroaram uma baleia".

A embarcação identificada como Inismara Rey 34586 pelo Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pode ser vista no acelerando em direção a baleia e colidindo propositalmente.

Veja o vídeo:

Involución Locura

Un acto incomprensible de #maltrato ocurrió cuando un velero embistió a una ballena y los pasajeros se burlaron del acto que realizaron.
Las autoridades investigan

Tierra del Fuego, Argentina

Verdaderamente no todos en nuestra especie han evolucionado... pic.twitter.com/Pr1sbNmDyP

— Realidad Distópica (@RDistopica) June 27, 2022


A fim de incentivar as denúncias para casos semelhantes, a Afada ressaltou que sinalizar casos de baleias encalhadas ajuda a monitorar a região e comprovar os danos sofridos pelo mamífero.