Destinos alternativos para viajar no Carnaval de 2020

Para quem deseja fugir da folia, existem diversas opções para curtir o feriado no Brasil e fora do País

16:18 | Dez. 12, 2019

Nadar com tartarugas é uma das atividades do Baraka’s Turtle Aquarium (foto: Roberta Arcangeli/Divulgação)

Os dias de Carnaval são sempre repletos de folia, festas e música. Mas para quem não é fã de ruas cheias ou multidões, aproveitar a folga de alguns dias é uma opção perfeita para comprar passagens de avião e curtir a festa de outra forma.

O Carnaval 2020 será na terça-feira, 25 de fevereiro. A sugestão é tentar aproveitar alguma folga e viajar entre os dias 21 e 26 de fevereiro, utilizando os seis dias para conhecer lugares alternativos às multidões.

No período, por causa da transição do inverno para a primavera, o hemisfério Norte enfrentará temperaturas baixas, enquanto alguns locais pelo litoral do hemisfério sul podem apresentar chuvas torrenciais. A partir dessa informação, seja para fora do País ou por lugares escondidos do Brasil, o Vida&Arte separou uma lista de destinos alternativos para curtir o feriado de uma forma diferente.

No coração da Floresta, um passeio pelo Amazonas

Apesar de o final de fevereiro e início de março ainda registrarem uma quantidade significativa de chuvas, uma ótima forma de fugir da festança e da folia do Carnaval é comprando a passagem direto para o estado de Amazonas. Com direito a noite na floresta sem internet ou sinal de celular, a ideia é aproveitar os parques, as escaladas, as grutas, as cachoeiras.

Mas claro, a ideia é planejar-se para não ser pego desprevenido por chuvas ou eventuais contratempos. E não se esqueça do repelente e filtro solar.

Ecoturismo pelo Mato Grosso do Sul

A melhor época para visitar o município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é relativa. Para quem arriscar visitar a cidade e aproveitar o ecoturismo, entre cachoeiras, parques ecológicos, balneários e cavernas, o final de fevereiro ainda integra a época de chuvas no local. Entretanto, é quando a temperatura é mais quente, as matas ficam mais verdes, os animais aparecem e não há risco de queimadas, comuns entre maio e agosto.

É necessário ter consciência que, dependendo da previsão, as chuvas podem atrapalhar passeios e até cancelar planos. Mas se a ideia é curtir a boa temperatura e não passar frio, o verão e a primavera sul-mato-grossense são os mais indicados para os aventureiros que desejam explorar os balneários e experienciar a natureza do município.

Vinícolas de Mendonza e no Vale dos Vinhedos

Karime Loureiro indica Mendoza, na Argentina, como destino de melhor custo benefício para brasileiros (Foto: Acervo Pessoal)

Entre o final do verão e o começo do outono na América do Sul é a época ideal para os fãs de vinho que se imaginam colhendo uvas do pé e andando de bicicleta por entre os campos. A Vindima, como é chamada a colheita das frutas em Mendonza, cidade na Argentina e um dos destinos mais famosos para os enófilos, faz parte da “Fiesta de la Vendimia em Mendoza”, festival para celebrar a boa colheita e os vinhos.

O Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, é uma opção nacional para desfrutar da colheita e aproveitar festivais e programações, como colheita noturna, piqueniques e jantares com harmonização.

Retiro espiritual em Ashrams, na Índia, ou no Rio Grande do Norte

Encontrar-se em um Ashram é como encontrar-se a si mesmo. O conceito do local onde os sábios indianos fugiam para viver em meio à natureza já é utilizado como nome para um local para buscar a espiritualidade. A cidade indiana de Rishikesh é conhecida como a capital do Yoga e pode ser uma opção para quem deseja pausar um pouco o ritmo da cidade e da rotina. Pela cidade, são diversos espaços que promovem aulas de yoga, mesmo para quem não se hospeda em Ashram.

Mas também não é necessário sair do País para encontrar a espiritualidade. A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, possui um Ashram, nomeado de Siddha Ashram do Brasil, em homenagem ao mestre indiano Siddha Swami Nardanand Paramahams Ji Maharaj. O local frequentemente recebe o guia para atividades e permanece em um local isolado da região metropolitana de Natal.

Serviço

Siddha Ashram do Brasil

Onde: rua Siddha Maha Yoga, 01, Pium, Natal, Rio Grande do Norte

Outras informações: (84) 99822 6682 e (84) 99644 7601

Praias paradisíacas de Zanzibar, na Tanzânia

Se a ideia é aproveitar o litoral em temperaturas altas, fevereiro é o último mês antes de começar a temporada de chuvas no Zanzibar, arquipélago paradisíaco na Tanzânia, na África Ocidental. A estruturas de bares e restaurantes, em conjunto com o azul do mar, fazem do local uma ótima escapada para aproveitar o feriadão. Para conhecer a imensidão azul de perto, o local oferece passeios de barcos a vários preços e opções.

Além do mar, o local também possui um aquário de tartarugas-marinhas, o Baraka’s Turtle Aquarium, em que é possível nadar com os animais

Baraka’s Turtle Aquarium

Onde: Zalu hotel road, Nungwi 4131, Tanzânia

Outras informações: +255 773 204 323

Praias paradisíacas de Zanzibar, na Tanzânia (Foto: Pixabay/Divulgação)