Em Los Angeles, o Oscar… Mas em Fortaleza Carnaval é do Maracatu

Agremiações se preparam para a continuação dos desfiles na avenida Domingo Olímpio neste domingo, 2, em sincronia com a noite do Oscar 2025

19:54 | Mar. 02, 2025

Por: Penélope Menezes
Maracatu Rei de Paus (foto: Fernanda Barros/ O Povo)

A partir das 21 horas, artistas internacionais se reunirão em cadeiras ordenadas à frente do Dolby Theatre, em Los Angeles, para a cerimônia do Oscar 2025. Longe do conhecimento de Hollywood, a noite do domingo, 2, divide os holofotes com outra celebração.

Na avenida Domingos Olímpio, outro tipo de glamour deslumbra o público de Fortaleza: o Maracatu cearense. Diante da manifestação cultural, as incertezas de “Melhor Atriz” ficam para o resto do mundo: se chegassem na Capital do Ceará, tanto Demi Moore, quanto Fernanda Torres seriam bem-vindas, sem distinção.

É o segundo dia dos desfiles. Quem toma a dianteira da noite é o Maracatu Rei de Paus, um dos vitoriosos do ano anterior, que alcançou a primeira posição no domingo de 2024 e retorna para mais uma apresentação na avenida.

Após o fim do primeiro desfile, o presidente do Rei de Paus, Francisco Barbosa, revelou que nem sempre o trabalho é valorizado.

“É muito difícil fazer Carnaval em Fortaleza”, desabafa, enquanto as gotas de suor caem no rosto. “É humanamente impossível. A gente fica pedindo cartão de crédito, cheque emprestado, pix emprestado… É muito triste”.

Por outro lado, o suporte do público — que lotou a avenida no domingo — é um alento. “É um trabalho de 71 anos que existe em nossa família (Barbosa). Nós fazemos cultura não é por dinheiro, e sim porque sabemos fazer”.