Carnaval de 2020 será na última semana de fevereiro

No próximo ano, os dias de folia serão entre 22 e 25 de fevereiro

22:00 | Mar. 04, 2019

FORTALEZA, CE, BRASIL, 03-03-2019: O Mercardo da Aerolândia, no bairro Aerolândia, recebe um grande número de foliões, no Carnaval de 2019. (Foto: Mauri Melo/O POVO).(foto: Mauri Melo)>

Os foliões que tiveram de lidar com a expectativa até março para aproveitar o Carnaval deste ano terão a festa mais cedo em 2020. No próximo ano, os dias de folia serão entre 22 e 25 de fevereiro, começando em um sábado e terminando na terça-feira. A Quarta-Feira de Cinzas será em 26 de fevereiro. Ao todo, 354 dias separam o fim da festa deste ano e o início da próxima, em 2020.

Festa pagã

A data do Carnaval é definida pela Igreja Católica. A terça-feira de folia ocorre 47 dias antes do Domingo de Páscoa, a data mais sagrada do Cristianismo. A Quarta-Feira de Cinzas antecede em 40 dias o Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. Esse intervalo é conhecido como Quaresma.

O cálculo da data da Páscoa é conhecido como Computus, em latim, e define todo o calendário cristão. A data ocorre no domingo seguinte à primeira lua cheia após o início da primavera no hemisfério norte.

Porém, a projeção sobre a lua usada pela Igreja neste cálculo tem por base relevos da Idade Média. Por isso, ela não coincide com o ciclo lunar real e atual. Assim, a Páscoa é definida pela chamada "lua cheia eclesiástica".

A data mais tardia na qual pode cair a terça-feira de Carnaval é 9 de março. Já o dia mais cedo em que pode ocorrer é 4 de fevereiro. A ocorrência na data-limite é rara. A última vez foi em 1943. A próxima vez em que o Carnaval será em 9 de março será em 2038.