Último dia de Maracatu marca desfile na Domingos Olímpio

Seis maracatu trazem cores esta noite para a Avenida; público aguarda e os últimos ajustes são feitos

18:11 | Fev. 11, 2018

Pessoas na avenida domingos olímpio (foto: )

[FOTO1]Com início previsto para 19 horas, a movimentação já é intensa na avenida Domingos Olímpio. Três horas antes de começar, oficialmente, o segundo dia de desfile, sendo o último do Maracatu, ambulantes e espectadores já aguardavam a festa desta noite. Os brincantes fazem os últimos ajustes nas fantasias e ensaiam na rua.  

 

O clima tranquilo e a pontualidade das apresentações foram bastante elogiados no primeiro dia, o que deve acontecer hoje também. O policiamento já está no local e a AMC controla o trânsito.  Bastante empolgado, Francisco José aguarda o início da festa junto com a esposa que, segundo ele, “o trouxe pelo pescoço”. A amiga do casal, Antônia Bernardo, desfilou ontem como nega maluca, e hoje chegou cedo para garantir local com vista privilegiada.   

 

Para completar a renda da família, Juscelino Maciel monta o carrinho junto com a esposa para vender sanduíches. Segundo o vendedor, “nos últimos anos, as vendas estão diminuindo”. Para ele, o principal fator é a “falta de investimentos”. Apesar da violência ser um fator negativo, Juscelino afirma que, ontem, “o clima foi de paz”.   


O maracatu Nação Boabab será o primeiro a tomar a avenida para expressar cultura e alegria aos presentes. Depois da agremiação, o maracatu Nação Fortaleza se apresenta, com homenagem a Nelson Mandela, segundo Calé Alencar, quem prestigiar a passagem do maracatu, vai encontrar cores de luz. A expectativa para Calé “é que o maracatu seja cada vez mais reconhecido como cultura ímpar do Ceará”.   


Depois das duas apresentações, os maracatus Vozes da África, Rei de Paus, Nação Pici e Nação Iracema se apresentam. Hoje é o último dia para quem deseja ver os maracatus na avenida Domingos Olímpio. Amanhã, a partir das 16h30min, 10 blocos e três cordões desfilarão. Na terça-feira, último dia de apresentações, cinco afoxés e seis escolas de samba devem ganhar a avenida.