Museu em Fortaleza lança edital de pesquisa sobre cultura negra

Galeria da Liberdade se une ao Museu da Imagem e do Som do Ceará e lança edital para selecionar projetos de pesquisa sobre a cultura negra cearense

13:59 | Fev. 06, 2026

Por: Lillian Santos
Galeria da Liberdade se une ao Museu da Imagem e do Som do Ceará e lança edital para selecionar projetos de pesquisa sobre a cultura negra cearense (foto: Deivyson Teixeira/Divulgação)

Estão abertas até o dia 14 de fevereiro as inscrições para o Edital de Projetos de Pesquisa Preta Tia Simoa, que seleciona projetos de pesquisa sobre a cultura negra do Ceará, elaborados por pessoas negras.

Leia também | Concurso premia novos autores com R$30 mil e publicação de livros

Lançado pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) junto à Galeria da Liberdade, a seleção tem como proposta contribuir para o desenvolvimento de ações que mesclam arte, educação e o enfrentamento ao racismo, valorizando o protagonismo de pessoas negras nas mais diversas áreas de conhecimento.

Nomeada a partir da líder comunitária e ativista abolicionista Preta Tia Simoa, a publicação irá selecionar 10 projetos que integrem os seguintes eixos temáticos: “Lugares de Memória”, com ações que retratem narrativas de resistência negra presentes nos espaços públicos do Ceará; “Sujeitos de Luta”, no qual destaca sujeitos negros como protagonistas históricos; e “Expressões Culturais e Artísticas”, que celebra as criatividades negras.

De acordo com o comunicado enviado pelo Museu da Imagem e do Som à imprensa, podem realizar inscrição para o Edital Preta Tia Simoa pessoas negras, com mais de 18 anos de idade, residentes no Ceará há pelo menos dois anos, que possuam atuação comprovada de, no mínimo, dois anos nas áreas de arte, arte-educação ou cultura.

O equipamento cultural detalha, ainda, que os 10 projetos selecionados vão receber R$ 10 mil cada para o desenvolvimento da pesquisa. O resultado final com as ações está previsto para ser divulgado no dia 20 de março deste ano.

Edital de Projetos de Pesquisa Preta Tia Simoa