As pistas que a peça de 'Stranger Things' revela sobre o fim da série
Ambientada nos anos 1950, peça de teatro de Stranger Things pode ter contado reviravolta envolvendo o principal vilão da série. Entenda
13:25 | Dez. 30, 2025
Após uma campanha de divulgação massiva e com dois volumes já lançados, a quinta temporada de Stranger Things chega ao fim nesta quinta-feira, 31. O último episódio está agendado para estrear às 22 horas, encerrando uma das séries mais populares da Netflix.
A expectativa está em torno das reviravoltas prometidas pelos irmãos Duffer, criadores da série. Entre elas está a explicação em torno do vilão Vecna, interpretado por Jamie Campbell Bower, cuja história foi contada em uma peça de teatro lançada em West End e na Broadway.
A seguir, saiba como essa peça de teatro pode dar pistas sobre o fim de Stranger Things:
The First Shadow: conheça a peça de teatro de Stranger Things
Lançada em dezembro de 2023, a peça intitulada “Stranger Things - The First Shadow” é, até o momento, o único spin-off canônico da série. A peça explora a juventude do vilão Henry Creel, apelidado de Vecna, que surgiu como principal ameaça na quarta temporada.
Na série, é revelado que Henry Creel é, na verdade, o “01”, o primeiro experimento de Dr. Brenner. As invesções de Brenner que também resultaram na criação de Eleven, a “11”, interpretada por Millie Bobby Brown.
No episódio 4x07, um flashback conta a história dos dois, além de revelar que Henry Creel matou a mãe e a irmã, deixando o pai ser incriminado pelas mortes. Sozinho, Henry foi levado para a tutela de Dr. Brenner, que utilizou o sangue do garoto para recriar seus poderes em outras crianças.
O experimento se mostra falho, já que nem todas conseguem demonstrar as habilidades psíquicas esperadas. Henry manipula Eleven para que ela retire o chip que restringe suas habilidades e mata todas as cobaias e funcionários do Laboratório de Hawkins, com exceção dela.
No entanto, Eleven sobrevive e consegue dominá-lo, enviando-o por meio de um portal para uma dimensão alternativa, revelada como o Abismo, que o transformou posteriormente no vilão conhecido como Vecna.
A série só revela o passado do vilão até aí, deixando brechas propositais de como e quando ele conquistou seus poderes e qual sua ligação com a dimensão conhecida como Abismo. São essas perguntas que a peça “The First Shadow” responde de uma maneira indireta.
Na peça, é revelado que Henry Creel teve contato com o Abismo quando se perdeu em uma caverna e deparou-se com um cientista carregando uma maleta. Essa cena apareceu na série no episódio 5x06, em que vemos uma versão infantil de Henry Creel levar um tiro na mão e matar a sangue frio o cientista que atirou nele.
Essa maleta carregava partículas do Devorador de Mentes, a entidade por trás do Abismo que apareceu na segunda e na terceira temporada da série. Ao ter contato com a corrente sanguínea de Henry, ele tem seu DNA modificado, adquirindo habilidades psíquicas que passam a ser replicadas quando Dr. Brenner se aproveita do seu sangue para o experimento do exército norte-americano.
Como a peça de teatro se conecta com o final de Stranger Things?
Um dos maiores questionamentos da última temporada de Stranger Things é sobre quem é o grande vilão da série. A primeira temporada tem como ameaça um único Demogorgon que sequestra Will (Noah Schnapp), no entanto, a partir da segunda, é revelado que há uma entidade apelidada de Devorador de Mentes que controla todas as criaturas do Mundo Invertido.
Na terceira temporada, o Devorador de Mentes ganha uma versão de “carne e osso” feita a partir da matéria física dos moradores de Hawkins que ele possuía. Apenas na quarta temporada é que surge o vilão Vecna como uma ameaça humanoide capaz de falar e ameaçar os protagonistas de forma direta.
O que a peça “The First Shadow” faz é confirmar que o vilão original é de fato o Devorador de Mentes, que possuía Henry Creel ainda criança, corrompendo-o até ele se tornar o Vecna.
Acredita-se, portanto, que o último episódio vai revelar tudo o que aconteceu na caverna e expor que Vecna é apenas uma marionete do Devorador de Mentes. Além disso, há teorias de que a entidade volte com uma forma ainda mais monstruosa, teorizada como um “Demodragão” ou uma Thessalhydra.
Essa revelação é importante porque abre margem para um possível arco de redenção de Vecna, em que ele se sacrifica para derrotar o Devorador de Mentes de uma vez por todas. No entanto, tudo não passa de teorias sobre o que pode acontecer no final da série.