Preso por pedofilia, José Dumont é cortado em reprise de Terra Nostra
Reprisando 'Terra Nostra', Globo corta maior parte das cenas de José Dumont, ator preso por pedofilia
11:19 | Set. 19, 2025
Condenado em 2023 por armazenar conteúdo sexual de menores, José Dumont interpreta Batista, o funcionário de Gumercindo (Antônio Fagundes) em "Terra Nostra". Na reprise da novela, sucesso dos anos 2000, a Globo cortou 95% das cenas em que aparece Dumont, preso por pedofilia em 2022.
INSTAGRAM | Confira noticias, críticas e outros conteúdos no @vidaearteopovo
O levantamento é da coluna de Gabriel Vaquer, na Folha de S. Paulo. De acordo com a apuração, a decisão de cortar as cenas partiu diretamente do departamento encarregado da edição da novela. Todas as cenas de interação entre José Dumont e Antônio Fagundes, um dos protagonistas da produção, foram limadas.
A emissora manteve somente uma cena, na qual Batista faz uma revelação importante para a trama. Outras cenas do personagem em situações menos importantes para o desenvolvimento da narrativa também foram cortadas da reexibição.
Acusações e prisão por pedofilia
Após a prisão de José Dumont em 2022, a polícia afirmou que a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima encontrou imagens, captadas pela câmera de segurança do condomínio, do ator cometendo abuso contra um garoto de 12 anos, com beijos na boca e carícias íntimas.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, foram encontrados um computador pessoal e um telefone celular com 240 imagens e vídeos sexuais envolvendo crianças e adolescentes na casa do ator. Preso em flagrante, Dumont foi condenado a um ano de prisão em regime aberto.
Ele negou as acusações e afirmou à polícia que as imagens armazenadas eram preparação para um papel. Na época, Dumont estava confirmado no elenco da novela "Todas as Flores" e foi substituído por Jackson Antunes. Quando foi preso, o pernambucano já era investigado por estupro de vulnerável.