Com foco no humor feminino, 20º CineOP exibe mais de 140 filmes
Com destaque para comédias feitas por mulheres, 20ª edição do CineOP exibiu mais de 140 filmes e debateu preservação do audiovisual
07:03 | Jul. 02, 2025
Entre os dias 25 a 30 de junho, mais de 20 mil pessoas se reuniram na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, para o 20º CineOP.
Assim como em outras edições, o evento debateu preservação, história, educação e dedicou sua temática histórica a uma reflexão sobre produções de comédia feitas por mulheres no cinema nacional.
Para a idealizadora do festival, Raquel Hallak, trabalhar essa temática com o recorte histórico potencializou a presença feminina no audiovisual.
Leia também | Fim de ‘Sandman’ foi planejado antes de acusações a autor, diz roteirista
“Trouxe mais força ainda e despertou muita vontade e desejo de continuar trabalhando com o cinema brasileiro. Então o universo agora do cinema é também feminino”, pontua a também coordenadora geral da Mostra de Tiradentes.
Como parte da temática, a mostra prestou homenagem à atriz Marisa Orth, um modo de reconhecer sua contribuição ao humor dentro do cinema. “Conquistar o humor é um sinal de que a mulher está tendo sua inteligência respeitada”, afirmou a atriz durante entrevista coletiva.
O professor José Luiz Vieira e a educadora Maria Angélica dos Santos foram os outros homenageados, o primeiro com o Prêmio Preservação (novidade no festival) e a segunda com o Prêmio Cinema e Educação.
Chegar a vigésima edição do festival confere para Raquel uma sensação de realização. “Acho que foi uma edição muito especial, muito diferenciada e que deixa aí essa missão cumprida nesse sentido, de botar novamente a preservação como protagonista do evento, de estabelecer esse diálogo em conexão com a educação”, salienta a idealizadora do evento.
Filmes cearenses no 20º CineOP
Dentre os 143 filmes exibidos no total, três eram cearenses, sendo curta-metragens: “Onde está Mymye Mastroiagnne?” (biarritzzz PE/CE); “Afluente” (Frederico BenevidesCE/RJ) e “Fortaleza liberta” (Natália Maia e Samuel Brasileiro - CE).
Nesta edição, estiveram presentes produções de 17 estados, distribuídas em mostras temáticas, incluindo estreias e sessões especiais. O evento ainda inaugurou duas novas mostras: Mostra Competitiva Contemporânea Arquivos em Questão e a Mostra Construindo Memórias.
MinC anuncia criação de programa para a preservação do Audiovisual Brasileiro
Outro destaque do 20º CineOP foi o lançamento oficial do Programa de Preservação do Audiovisual Brasileiro pelo Ministério da Cultura (MinC), criando a Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais.
Além disso, a Pasta lançou a 65ª edição da revista Filme Cultura com o tema “Cinema Mais: o audiovisual LGBTQIA+" no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, em 28 de junho.
A publicação celebra a pluralidade de identidades e expressões da comunidade, fortalecendo a inclusão como compromisso da política pública.